Tecnologia

Trump se inspira em Israel e anuncia Domo de Ferro nos EUA

Especialistas duvidam da viabilidade do sistema porque o Domo de Ferro dos EUA seria 400 vezes maior que o território de Israel
Imagem: YouTube/Reprodução

Na segunda-feira (27), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou neste início de mandato que o país vai desenvolver um sistema de defesa de mísseis similar ao Domo de Ferro de Israel.

Trump afirmou que os mísseis balísticos, bem como outras armas aéreas avançadas, são “a ameaça mais perigosa que os Estados Unidos enfrentam”. O anúncio foi feito em Miami, durante uma conferência dos membros do Partido Republicano que fazem parte do congresso dos EUA.

Após anunciar o novo secretário de defesa dos EUA, Pete Hegseth, Trump revelou o decreto presidencial chamado “Domo de Ferro para a América”, levantando dúvidas de especialistas, já que o sistema será 400 vezes maior que o território de Israel.

Mesmo assim, o presidente norte-americano deu um prazo de 60 dias ao Pentágono para enviar um plano viável para a arquitetura do sistema de defesa. Para o Domo de Ferro dos EUA, Trump também exige um plano de implementação.

Além de defesa contra mísseis, o decreto exige que o Pentágono, além de desenvolver um sistema de defesa, acelere o desenvolvimento de mísseis hipersônicos e “interceptadores espaciais”.

Domo de Ferro e “Star Wars”: qual é a ligação?

Para agradar o público, em vez de citar que Domo de Ferro de Israel como inspiração, Trump afirmou que a construção do sistema nos EUA é para realizar uma ideia de Ronald Reagan.

Reagan, que governou os EUA durante os anos 1980, é um dos símbolos modernos do conservadorismo republicano. Assim como Trump, Reagan saiu do universo do entretenimento e seu nome aparece mais de 70 vezes no plano de governo do segundo mandato de Trump.

Em 1983, Reagan gastou bilhões de dólares para desenvolver um programa contra um possível ataque nuclear. A iniciativa ganhou o nome de “Star Wars” pelos seus projetos, considerados por especialistas como tecnologia de ficção científica.

Recentemente, o Domo de Ferro de Israel chamou atenção do mundo inteiro quando o sistema antimíssil interceptou vários ataques.

Leia também: Entenda como funciona o “Domo de Ferro”, o sofisticado sistema antimíssil israelense

Trump acredita que os Estados Unidos merecem seu próprio Domo de Ferro

No entanto, desenvolver um Domo de Ferro nos EUA para evitar ataques similares apresenta desafios técnicos muito maiores que os que Israel enfrentou.

Primeiramente, o sistema de defesa antimíssil é mais eficiente, sobretudo nos moldes do Domo de Ferro, em países menores.

Consequentemente, Trump pode enfrentar restrições orçamentárias para construir o Domo de Ferro nos EUA, algo que, devido ao contexto regional, era essencial para Israel.

Mas, para Donald Trump, os EUA estão prontos para criar o Domo de Ferro, destacando a superioridade tecnológica dos EUA em relação a Israel.

“Precisamos começar imediatamente a construção de um avançado Domo de Ferro nos EUA para proteger nossos cidadãos. Nós [os EUA] protegemos outros países, mas não nos protegemos. Temos uma tecnologia fenomenal para fazer isso. Veja o caso de Israel, que derrubou 319 mísseis com seu Domo de Ferro Então, acredito que os EUA têm o direito de criar um sistema de defesa similar. E tudo será fabricado aqui nos Estados Unidos. 100%”, disse Trump.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas