A partir do dia 02 de dezembro, o Twitter irá implementar um novo sistema de verificação para os perfis da plataforma. O microblog terá selo azul para pessoas, dourado para empresas e cinza para governos. De acordo com o bilionário Elon Musk, proprietário da rede social, todo o processo de classificação do tipo de verificação das contas está sendo realizado manualmente.
Sorry for the delay, we’re tentatively launching Verified on Friday next week.
Gold check for companies, grey check for government, blue for individuals (celebrity or not) and all verified accounts will be manually authenticated before check activates.
Painful, but necessary.
— Elon Musk (@elonmusk) November 25, 2022
“Peço desculpas pelo atraso, nós lançaremos o ‘Verified’ na sexta-feira da próxima semana. Selo dourado para empresas, cinza para governos, azul para pessoas (celebridades ou não) e todas as contas verificadas serão autenticadas manualmente antes da ativação do selo. Doloroso, mas necessário”
Recentemente o sistema de verificação da empresa virou centro de uma enorme polêmica. O Twitter lançou uma assinatura de US$ 8 do Twitter Blue que, entre seus benefícios, oferecia também o selo de verificação na plataforma. Quando começou a chegar aos primeiros usuários, uma onda de perfis falsos verificados tomou conta do microblog.
Um dos casos de maior repercussão foi a queda do valor das ações de uma farmacêutica americana após um perfil falso com selo de verificação anunciar a distribuição gratuita de insulina. Em meio a uma chuva de críticas, Musk, principal entusiasta da nova assinatura, decidiu recuar e reformular o serviço.
Antes do lançamento do plano com selo de verificação, autoridades americanas já alertavam sobre um possível aumento nos casos de desinformação. Por isso, o lançamento foi atrasado alguns dias para evitar impactos negativos nas eleições de meio-mandato dos Estados Unidos.