A Ubisoft planeja usar seus games para incluir eventos de conscientização sobre o impacto das mudanças climáticas no planeta. Os primeiros jogos que devem receber conteúdos sobre o assunto são “Rider’s Republic” e “Skull and Bones”.

Em “Rider’s Republic”, a intenção do estúdio é utilizar um evento para ensinar formas de evitar  incêndios florestais. A ideia é que a experiência no jogo seja emocionante e possa mostrar as consequências de forma bastante realista.

Além disso, toda a ambientação do game durante o evento será personalizada para trazer uma aura mais verdadeira aos acontecimentos, incluindo um céu avermelhado, pontos do mapa completamente inacessíveis por conta das chamas e até máscara de gás para respirar em alguns locais.

De acordo com a Ubisoft, os jogadores não receberão nenhum aviso prévio de quando o evento ocorrerá. Isso faz parte da estratégia que visa causar impacto e educar o máximo de pessoas sobre métodos de prevenção e consequências de incêndios florestais.

Já “Skull and Bones”, que ainda não tem previsão de lançamento, deve se concentrar em mostrar as implicações da exploração de recursos, com foco em uma narrativa que explorará os resultados da pesca predatória de tubarões em um mundo com alta demanda de barbatanas.

Neste evento o objetivo é bem claro: conscientizar os jogadores sobre os impactos do comércio de barbatanas de tubarão. A ideia é que os players possam colaborar e traçar estratégias para a proteção da vida marinha. Quem participar ainda vai ganhar recompensas exclusivas no game.

Os games da Ubisoft não são os únicos que buscam conscientizar sobre temas ambientais. Outro game utilizado para educar sobre o assunto é Minecraft, usado como ferramenta educacional em escolas de Austrália e Reino Unido para alertar sobre os impactos de incêndios florestais e inundações, além de incentivar os alunos a pensar estratégias para prevenção desses eventos.

Confira mais notícias sobre games:

Microsoft faz nova tentativa para gamers aceitarem o Windows 11

Terminado o 1º semestre, vamos aos 5 melhores games de 2022 até aqui

“Crash Bandicoot 4” e mais: confira os games grátis de julho da PS Plus

Assine a newsletter do Gizmodo