Tecnologia

Ubisoft sofreu tentativa de ataque hacker dias após Insomniac; saiba mais

Após o sequestro de dados da Insomniac, a Ubisoft também sofreu tentativa de ataque hacker e teve quase 1 TB de dados comprometidos. Saiba mais

Nesta semana, a Insomniac teve mais de um milhão de arquivos confidenciais vazados na internet, após sofrer um ataque de uma gangue de ransomware. O sequestro levantou preocupações em vários estúdios de games, que estão dando uma maior atenção para a segurança cibernética.

whatsapp invite banner

Segundo o portal Insider Gaming, poucos dias após o ataque da Insomniac, a Ubisoft também sofreu uma tentativa de ataque. As informações revelam que um agente mal intencionado teve acesso a vários sistemas internos como, SharePoint, Confluence e Microsoft Teams.

O hacker teria ficado dentro dos sistemas da empresa por 48 horas, mas não conseguiu nada mais que algumas poucas capturas de tela, que, aparentemente, não revelam muita coisa.

O criminoso que teve acesso aos dados da empresa tentou roubar aproximadamente 900 GB de dados internos, que poderiam ser posteriormente vazados na internet, mas a ação falhou após ele ser ejetado do sistema. Aparentemente, os dados alvos eram relacionados ao game “Rainbow Six Siege”.

“Tom Clancy’s Rainbow Six Siege” é um título de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Ubisoft Montreal. Ele faz parte de uma extensa franquia de games de ação com vários elementos de “stealth”. 

Anteriormente, no ano passado, a Rockstar sofreu um ataque criminoso que divulgou mais de 90 vídeos das etapas iniciais de desenvolvimento de “GTA 6”. Na ocasião, a empresa não tinha divulgado nenhuma informação oficial sobre o projeto e lamentou que os fãs da franquia tiveram acesso aos dados do jogo daquela forma.

Nesta semana, a empresa revelou que precisou desembolsar US$ 5 milhões para se recuperar de todos os prejuízos causados pelos vazamentos. Recentemente, um hacker de 18, membro do grupo Lapsus$, que está envolvido no ataque, foi condenado à prisão perpétua em um hospital psiquiátrico.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas