Para aqueles que acompanharam a missão da Cassini, a sonda espacial da NASA, nos últimos 20 anos, ainda é difícil acreditar que ela chegou ao fim. Na sexta, 15 de setembro, a nave mergulhou na atmosfera de Saturno, se tornando parte do planeta que ela passou treze incansáveis anos estudando. E enquanto a missão da sonda chegou ao fim, ainda temos muitos dados e imagens para estudar e nos inspirar durante os próximos anos, incluindo a última fotografia que a sonda registrou.

>> A despedida da Cassini na visão de quem trabalhou na missão



Na quinta, horas antes da missão chegar ao fim, a sonda capturou uma imagem do seu destino final, a cerca de 634.000 km de Saturno. Nessa vista monocromática, parte do planeta é iluminada por luzes refletidas nos anéis de gelo. De acordo com a NASA, essa foto foi capturada quando esta parte de Saturno estava de costas para o Sol, mas quando a Cassini fez o mergulho final para a atmosfera do planeta, era dia.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Abaixo uma foto da nova casa da Cassini com filtros espectrais vermelho, verde e azul:

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Em seus 20 anos conosco, a Cassini viajou 7,9 bilhões de quilômetros, descobriu seis luas saturnianas e coletou o equivalente a 635 GBs de dados científicos. Apesar da espaçonave já não existir mais, o difícil e entusiasmante trabalho de investigar estes dados está apenas começando.

“A equipe de operação da Cassini fez um trabalho espetacular guiando a sonda para o seu nobre fim”, disse Earl Maize, gerente de projetos da Cassini, depois do fim da missão. “Desde de projetar sua trajetória há sete anos, até navegar entre Saturno e seus anéis, este é um incrível grupo de cientistas e engenheiros que escreveram um tremendo final para uma grande missão. Que maneira incrível de partir. Realmente gloriosa”.