O mundo é um lugar enorme. Os satélites, a internet e coisas como o McDonald’s podem fazê-lo parecer bem menor nos dias de hoje, mas antes de tudo isso surgir, o planeta Terra era um grande desconhecido com um mapa-múndi incompleto.

• Arqueólogos confirmam autenticidade de manuscrito mais antigo da era pré-colombiana
• Conheça o excelente trabalho de colorização de fotos antigas da artista brasileira Marina Amaral

É interessante saber quando os humanos descobriram cada lugar. Por exemplo, descobrimos a atual América do Norte antes de chegarmos em Portugal. E estivemos onde hoje é o Reino Unido antes de chegarmos na França.

Em um vídeo do canal RealLifeLore, viajamos no tempo num mapa que mostra como ocupamos o planeta, até descobrir o último lugar possível. Muitas das descobertas nos continentes foram feitas milhares e milhares de anos atrás, mas tivemos que esperar até a Era das Grandes Navegações para que as pequenas ilhas fossem habitadas.

É surpreendente saber que a Nova Zelândia demorou muito para ser ocupada (1250-1300 d.C.), assim como Madagascar (500 d.C.), já que essas regiões estão muito próximas da Austrália e da África, onde os humanos surgiram há 195 mil anos.

E embora pareça impossível, o último lugar que descobrimos foi a Antártida. Só encontramos a ilha de gelo, que é maior que a Europa e a Austrália, em 1895 d.C.

No vídeo abaixo, em inglês, o RealLifeLore mostra a evolução da nossa ocupação com base em dados históricos, como fósseis e documentos: