2022 chegou com tudo! Graças à Lei de Modernização da Música, aprovada pelo Congresso dos EUA em 2018, uma extensa lista de mais de 400.000 gravações centenárias acaba de passar para o domínio público com a virada do ano. 

Entre os áudios que tiveram seus direitos autorais expirados nos EUA estão obras de Scott Joplin ou Adelina Patti. Também de Thomas Alva Edison, inventor do fonógrafo, que fornece peças de alto valor para historiadores. Isso também inclui trabalhos de Mamie Smith, Al Jolson, Fanny Brice, Ethel Waters e centenas de outros.

“Quando as obras vão para o domínio público, elas podem ser legalmente compartilhadas, sem permissão ou taxa.  Os cinemas comunitários podem exibir os filmes. Orquestras jovens podem tocar a música publicamente, sem pagar taxas de licenciamento ”, escreveu Jennifer Jenkins, diretora do Centro de Estudos do Domínio Público da Duke, sobre as obras de 2022 no site do Dia do Domínio Público.

É importante lembrar que o assunto não funciona da mesma forma em todo o mundo. Obras que entram em domínio público nos Estados Unidos, “o prazo geral” dos direitos de exploração se estende por toda a vida do autor e um período extra de 70 anos a partir da sua morte. 

 

A lista de obras que entraram em domínio público na virada do ano também inclui o clássico ‘Winnie the Pooh’, de AA Milne; e romances emblemáticos, como ‘O sol também nasce’  de Ernest Hemingway, ou ‘O assassinato de Roger Ackroyd’, da rainha do mistério, Agatha Christie, também está à disposição.

A primeira coleção de poesia de Dorothy Parker, ‘Enough Rope’, o primeiro romance de William Faulkner, ‘Soldiers Pay’, livros de Langston Hughes, Willa Cather e TE Lawrence também estão  em domínio público.

Onde baixar livros de domínio público

  • Arquivo da Internet : é de longe um dos melhores recursos disponíveis, em sua Biblioteca Aberta contam com mais de 55.000 obras publicadas em 1926 em vários idiomas , embora a grande maioria seja em inglês, mais de 700 documentos estão em espanhol.
  • Project Guntenberg : a biblioteca de ebooks do Project Gutenberg tem mais de 60.000 e- books digitalizados e você pode escolher em diferentes formatos para download, como ePub ou especial para Kindle.
  • Biblioteca Digital Hispánica : é o portal gratuito da Biblioteca Nacional da Espanha, inicialmente criado em 2008 com cerca de 10.000 obras, já possui mais de 222.000 títulos digitalizados à disposição do público em geral que você pode visualizar online ou baixar.
  • Hathi Trust : Outra enorme biblioteca digital adicionou 54.865 livros publicados em 1926 nos Estados Unidos. Destes, 2.667 estão disponíveis em espanhol.
  • Ebooks padrão : é um excelente site da Web que passou anos se dedicando a dar um formato mais bonito aos livros de domínio público que são postados no site do Project Gutenberg. A coleção é menor, mas costumam fazer isso com os livros mais populares.
  • LibroVox – Uma biblioteca digital de áudio livros onde voluntários de todo o mundo lêem obras de domínio público que podem ser baixadas gratuitamente para qualquer pessoa ouvir.
  • Domínio público : um elemento essencial para o resto de todas as suas necessidades de obras de domínio público, com links para diferentes instituições e organizações que também colecionam livros.