Os amantes da astronomia estão acompanhando de perto os novos lançamentos da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. No sábado (18), a Starship foi lançada novamente e as imagens da decolagem já circulam em todo o mundo.
Pensando em deixar o lançamento ainda mais emocionante, o canal no YouTube Everyday Astrounaut fez um compilado com imagens de vários locais para o lançamento foguete mais poderoso que já voou.
Mas atenção, as imagens são melhor apreciadas com fones de ouvido. O vídeo compila áudio em alta qualidade e imagens em câmera lenta, capturadas pela ZCam, BlackMagic 12K Ursa e RED Komodox. Além de registros feitos com G2 4.6K com lentes Sigma e telescópios Meade. Confira:
Segundo lançamento da Starship
No segundo teste de voo com o protótipo do Starship, a SpaceX conseguiu levá-lo ao espaço. Apesar de os estágios terem explodido pouco após a separação, a SpaceX mostrou avanços importantes no novo teste. No primeiro teste, a nave explodiu antes do planejado.
Segundo um comunicado da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a explosão mais recente não causou ferimentos e danos. Após o primeiro teste de voo, a agência relatou na ocasião que houve danos ambientais, como uma área queimada em um parque próximo.
O objetivo da SpaceX é testar o foguete Super Heavy e a nave Starship totalmente integrados em uma viagem de ida e volta ao espaço.
A Starship é o foguete mais poderoso já construído, sendo 9 metros mais alto que o Saturno V da NASA — usado durante o programa Apollo. Além disso, ele tem quase o dobro de potência do foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial), que estreou ano passado durante a missão Artemis 1.
A promessa é de que, no futuro, a Starship leve seres humanos à Lua e Marte. Aliás, a NASA espera usar a Starship para levar seus astronautas até a superfície lunar, durante a missão Artemis 3 — prevista para a partir de 2025.