Na última década, o Sci-Hub — também conhecido como “Pirate Bay da Ciência” — tem fornecido a pesquisadores, repórteres e defensores do código aberto acesso irrestrito a incontáveis ​​artigos científicos em todas as disciplinas que você possa imaginar. Em troca, ele foi alvo de vários processos, teve uma conta suspensa no Twitter e sofreu uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Agora, as pessoas estão tentando resgatar o site antes que ele seja eliminado da web para sempre. Um grupo de usuários do Reddit que colecionam dados se reuniu para salvar cada um dos 85 milhões de artigos atualmente disponíveis no Sci-Hub. O objetivo é fazer uma biblioteca totalmente aberta que possa ser acessada por qualquer pessoa, mas que ninguém possa derrubar.

“É hora de enviarmos à Elsevier e ao USDOJ [sigla em inglês para “Departamento de Justiça dos Estados Unidos”] uma mensagem mais clara sobre o destino do Sci-Hub e da ciência aberta”, escreveram os moderadores do subreddit r/DataHoarder em um post na quinta-feira. “Nós somos a biblioteca, não podemos ser silenciados, não desligamos os nossos computadores e somos muitos.”

Existem muitos artigos que precisam ser baixados. O Sci-Hub é construído a partir de 850 torrents separados que abrigam 100 mil artigos cada, fazendo com que o banco de dados inteiro do site ocupe impressionantes 77 TB de dados. Embora haja muitos usuários trabalhando com o Library Genesis para catalogar o máximo que puderem, o coletivo está tentando recrutar pelo menos mais 85 coletores de dados para armazenar 10 torrents cada um, acrescentando que eles devem “entrar em contato com 10 bons amigos” e pedir para eles salvarem o que puderem. Com um número suficiente de pessoas colaborando — a meta é 8.500 torrenters no total — eles serão capazes de drenar toda a biblioteca.

Esta não é a primeira vez que uma comunidade do Reddit parte em um resgate de código aberto. Em 2019, um grupo conseguiu realizar uma missão quase idêntica para salvar 33 TB de artigos científicos e livros da Library Genesis, um site que enfrentou problemas legais semelhantes ao Sci-Hub. No início da pandemia, os arquivistas compilaram cerca de 5 mil estudos sobre a Covid-19 e os divulgaram gratuitamente.

Assine a newsletter do Gizmodo

Embora o site do Sci-Hub ainda esteja na web, o post do r/DataHoarder observa que ele está essencialmente extinto — nenhum artigo novo foi adicionado desde dezembro do ano passado. Enquanto isso, a fundadora do Sci-Hub Alexandra Elbakyan relatou na semana passada que a Apple deu ao FBI acesso aos dados de sua conta.