VAR estreou no Brasil há 6 anos: veja em qual jogo foi e a 1ª polêmica

VAR começou a ser utilizado nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018. Relembre como foi o início da tecnologia no futebol nacional
VAR sendo utilizado no Brasil
Imagem: Reprodução/CBF

Esta semana marca o aniversário de seis anos da estreia do VAR no Brasil. Em meio a polêmicas, muita discussão sobre atuação dos árbitros e certa demora para análise de lances, uma coisa é consenso: lances difíceis, que poderiam interferir no resultado de jogos, foram revisados e decididos corretamente graças à tecnologia.

Mas você lembra como foi o início da tecnologia no Brasil?

O VAR foi usado pela primeira vez em uma competição oficial da FIFA na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e desde então vem sendo adotado em diversos torneios pelo mundo.

No Brasil, o VAR começou a ser utilizado nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018. Porém, já havia sido testado anteriormente em alguns jogos estaduais.

Um desses jogos foi a final do Campeonato Pernambucano de 2017 entre Salgueiro e Sport, que entrou para a história como a primeira partida do futebol brasileiro a contar com o VAR. Só que o início da tecnologia foi, digamos, um tanto difícil.

O árbitro Péricles Bassols foi o encarregado de revisar os lances na cabine do VAR, acompanhado de Manoel Serapião Filho e Alício Pena Júnior.

Na partida de ida, realizada no dia 28 de maio de 2017, o VAR ajudou na marcação correta de um pênalti para o Salgueiro, que converteu a cobrança e venceu por 1 a 0. O problema aconteceu na volta.

O jogo foi marcado por uma polêmica envolvendo o árbitro de vídeo, que anulou um gol do Salgueiro aos 23 minutos do segundo tempo, alegando impedimento do atacante Álvaro. A decisão gerou revolta nos jogadores e na torcida do Salgueiro, que protestaram contra a arbitragem.

O título foi o 41º da história do Sport, que ampliou sua vantagem como o maior vencedor do estado.

Apesar do equívoco, o uso do VAR na final do Campeonato Pernambucano foi avaliado como positivo pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que continuaram investindo na formação dos árbitros e na implantação da tecnologia em outras competições.

Maior precisão

A implementação do VAR no futebol brasileiro é um passo importante para a evolução do esporte no país. Desde a sua fase de implantação em 2018, a tecnologia tem sido utilizada em todas as partidas da Série A do Campeonato Brasileiro e nas fases finais da Copa do Brasil e da Copa Verde.

Essa medida tem contribuído para a redução de erros de arbitragem, o aumento da credibilidade nas competições e a promoção do fair play entre os jogadores.

Ainda há algumas barreiras para serem transpostas, é claro. A principal delas diz respeito à comunicação em lances mais duvidosos. Em 2023, a CBF passou a recomendar que o lance polêmico seja exibido no telão do estádio em jogos da série A do Brasileirão, caso for possível. Da mesma maneira, o árbitro precisará comunicar sua decisão ao estádio.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas