Os iPhones 13 Pro e Pro Max têm câmeras excelentes — entre as melhores que os usuários podem encontrar em um smartphone. Além dos recursos padrão para aumentar o realismo das imagens, a nova linha conta com uma nova ferramenta exclusiva, que a Apple nunca ofereceu antes: um modo macro.

Ele permite tirar fotos e fazer vídeos detalhados, mesmo a uma curta distância do objeto (de até 2 centímetros). Coisas incrivelmente pequenas, como os detalhes da pata de um inseto, agora estão ao alcance da câmera ultra-angular de seu telefone.

Mas a Apple não disponibilizou “um botão de modo macro”, para ativar o recurso — a função simplesmente é acionada de maneira automática. Quando você coloca o telefone a 10 cm de um objeto, ele muda automaticamente para a lente ultra-wide. Mas o que também chamou a atenção dos usuários é que a Apple agora permita que o usuário desligue a mudança automática para macro no iOS 15.1.

Como usar o modo Macro do iPhone 13 Pro?

Novamente, é um recurso automático. Você não precisa procurar um botão, só precisa chegar perto do objeto e abrir o aplicativo da câmera.

Em seguida, fique muito, mas muito perto mesmo do que deseja fotografar — tão perto a ponto de a imagem ficar borrada. Depois, afaste-se lentamente até que pareça nítido. Se você quiser ter certeza de que a imagem está nítida o suficiente, puxe o telefone para trás apenas até que o foco automático (quadrado amarelo) seja ativado.

Mantenha o celular o mais estático que conseguir e faça o clique. A essa distância, qualquer movimento pode resultar em desfoque. Por isso, o enquadramento e o clique têm de ser feitos de forma bem lenta.

Como ativar e desativar a troca automática das lentes

O iPhone alterna automaticamente da lente normal para as outras que causam esse desfoque — às vezes, sem você querer. Agora, o usuário pode ativá-lo e desativá-lo a partir do iOS 15.1.

Abra o menu Configurações, vá para Câmera e role até a parte inferior, até encontrar Macro automático. Aí é só desativar essa opção para desabilitar a troca — e vice-versa.

Assine a newsletter do Gizmodo

Como usar o recurso Macro manualmente

Em breve, a Apple adicionará um botão manual. Esse botão será igual aos que já existem para fazer a troca de outras câmeras. Enquanto isso não acontece, o usuário pode tirar fotos macro com Macro automático desativado.

Mas ainda sim, se não quiser usar o modo Macro, é possível aproveitar a ótima qualidade das câmeras do iPhone 13 Pro e o Pro Max usando o velho truque de sempre, o zoom.