O OpenStreetMap foi lançado há uma década como uma alternativa gratuita e de código aberto para outros ferramentas de mapeamento disponíveis na internet. E esse experimento colaborativo se saiu muito bem. Agora, graças a um novo site, você pode ver por conta própria como a Wikipedia dos mapas cobriu o planeta inteiro.

vwwwk2wx22gwjwow9pfu

O desenvolvedor Martijn van Exel criou o OSM Then And Now para mostrar o crescimento do OpenStreetMap desde 2007. Como em uma máquina do tempo que nos leva a um lugar desconhecido, você pode dar zoom em qualquer parte do globo e avançar e voltar no tempo, observando as terras desconhecidas começarem a se revelar graças às contribuições de voluntários. Para ver por outra perspectiva, confira uma visualização com todas as edições feitas nos últimos dez anos no OpenStreetMap.

O OpenStreetMap agora conta com mais de 1,6 milhões de contribuidores – em comparação, eram 9.000 em 2007 – e sites como Foursquare e Craiglist usam suas informações, além de vários outros desenvolvedores pelo mundo. A profundidade e detalhamento desse recurso é um testamento da web aberta, e também é algo belíssimo. [Gizmodo en Español]