Veja qual a maior flor fossilizada já encontrada
Cientistas do Instituto Leibniz de Ciência Evolutiva e Biodiversidade, da Alemanha, identificaram oficialmente a maior flor fossilizada que já existiu. Trata-se de uma flor com impressionantes 40 milhões de anos. Ela foi encontrada em um pedaço de âmbar há 150 anos.
Bem preservada apesar do tempo, a flor mede 28 milímetros e é três vezes maior que o primeiro fóssil do tipo, desenterrado em 1872 nas florestas do norte da Europa. O mais comum é que flores do tipo não passem dos 10 milímetros.
Apesar de estar no círculo científico há décadas, só agora os pesquisadores identificaram qual é a espécie da flor fossilizada. Até então, ela tinha a classificação de Stewartia kowalewskii.
Mas uma análise em microscópio do pólen revelou afinidades com a espécie Symplocos, um gênero de arbustos floridos comuns até hoje no leste asiático. Por isso, os pesquisadores sugerem que ela ganhe um novo nome: Symplocos kowalewskii.
Pesquisadores estimam que a espécie seja do período Eoceno, quando começou a diversificação dos mamíferos (entre 56 milhões e 34 milhões de anos atrás).
O mais provável é que a conservação de uma flor tão grande se deva ao derramamento da resina do âmbar sobre suas propriedades, diz o estudo. Apesar de serem raras, as plantas em âmbar são essenciais para contar a história da Terra desde os tempos mais remotos.
“Esses minúsculos grãos são registradores naturais de climas e ecossistemas passados que podem nos ajudar a medir o quanto nosso planeta mudou no passado devido a causas naturais”, explicou Eva-Maria Sadowski, pesquisadora no Museu de História Natural de Berlim ao jornal NY Times.