Vestígios de observatório espacial de 1881 são encontrados nos EUA

A estrutura data da época em que os primeiros telescópios foram instalados pelos EUA, para alavancar os estudos sobre o espaço
Imagem: Michigan State University Archives and Historical Collections/Divulgação

Um observatório construído em 1881 foi descoberto no início do mês em um campus da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Vestígios da estrutura histórica apareceram para funcionários que instalavam redes de descanso para os estudantes. Trata-se do primeiro observatório da instituição, criado há 142 anos. As informações são da NPR.

Os funcionários acionaram uma equipe de arqueólogos do campus da Michigan State University, que desenterraram partes de uma fundação que pertenceu ao observatório original da universidade. A estrutura data da época em que os primeiros telescópios foram instalados pelos EUA, para alavancar os estudos sobre o espaço.

Imagem: Michigan State University Archives and Historical Collections/Divulgação

O grupo de trabalhadores que encontrou a superfície dura no subsolo comunicou o Programa de Arqueologia do Campus, encarregado de investigar e preservar sítios arqueológicos enterrados descobertos acidentalmente na universidade. Então, os pesquisadores cruzaram a localização com mapas históricos, o que sugeriu que estava na mesma área do primeiro observatório da MSU. Após uma série de estudos, foi confirmado que se tratava de uma área histórica.

O observatório astronômico de cerca de 5 metros de diâmetro foi uma iniciativa do engenheiro e professor Rolla Carpenter. A aquisição do aparelho permitiu começar a catalogar estrelas e nebulosas, bem como mensurar os pontos luminosos para compreender sua composição, entre outras atividades.

Imagem: Michigan State University Archives and Historical Collections/Divulgação

Em comunicado divulgado pela universidade, Ben Akey, arqueólogo e doutorando em antropologia, contou mais sobre a história do telescópio. “Nos primeiros dias do programa de astronomia, Carpenter levava os alunos ao telhado do College Hall e os fazia observar de lá. Mas ele não achou a solução boa o suficiente para garantir a experiência dos alunos em observação astronômica”, disse o pesquisador, em comunicado.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas