Talvez você tenha acompanhado Mercúrio cruzando o Sol ontem, mas provavelmente não teve uma vista tão boa quanto o Solar Dynamics Observatory da NASA. Felizmente, a agência espacial montou um timelapse impressionante para que você possa assistir ao espetáculo novamente.

O SDO foi lançado em 2010 para estudar a atmosfera solar, a fim de compreender a influência do Sol sobre a Terra e o resto do sistema solar. Ele estuda a estrela em diversos comprimentos de onda diferentes, muitos dos quais a NASA incluiu neste timelapse:

Esta ocorrência rara será útil para caçadores de exoplanetas, que aproveitam até mesmo o ligeiro escurecimento do Sol para melhorar o contraste de suas observações. Cientistas da missão Kepler atribuem pelo menos mil descobertas planetárias a observações semelhantes na queda do brilho de estrelas durante o trânsito de exoplanetas.

mercurio e sol

Mercúrio só passa entre nós e nossa visão do Sol cerca de treze vezes por século, de modo que este é o melhor vídeo que teremos do evento por algum tempo. A última vez foi em 2006; as próximas estão previstas para 2019 e 2032.

[NASA]


Foto por NASA/Bill Ingalls