_Google

Vídeos mostram melhorias do Google Assistente para o Pixel 4

Supostos vídeos de demonstração do Pixel 4 vazaram nos últimos dias mostrando um “novo Google Assistente”. Aparentemente, interagir com o assistente virtual se tornará algo mais direto, como mostra o 9to5 Google. Em outra reportagem, o blog que diz que a empresa está trabalhando numa função para ativar o Assistente assim que você levantar o […]

Foto do Pixel 4. Imagem revela um aparelho preto retangular com um pequeno quadrado no canto superior esquerdo da traseira. Nesse quadrado cabe mais de uma câmera.

Google

Supostos vídeos de demonstração do Pixel 4 vazaram nos últimos dias mostrando um “novo Google Assistente”. Aparentemente, interagir com o assistente virtual se tornará algo mais direto, como mostra o 9to5 Google. Em outra reportagem, o blog que diz que a empresa está trabalhando numa função para ativar o Assistente assim que você levantar o celular.

A companhia chegou a demonstrar algumas prévias da nova versão do assistente durante o evento Google I/O em maio. Desde estão, eles detalharam os controles via gesto batizados de “Motion Sense“. O material vazado, que você pode conferir aqui, é a primeira oportunidade de ver a novidade em ação.

Sobre o recurso de levantar o celular para falar, é assim que o blog explica:

Depois de levantar o seu celular, perguntar algo ou falar algum comando irá iniciar o Assistente. Sua fala deve vir imediatamente depois de levantar o aparelho ou o Google irá ignorá-la.

Não que iniciar o Google Assistente seja difícil do jeito que é hoje; assim como outros assistentes pessoais, basta dizer “Hey Google”. Pode me chamar de preguiçosa, mas a conveniência de pegar o meu celular e ter o assistente já aberto me agrada, especialmente levando em conta que esse passo é necessário para ativar as novas “Conversações Continuadas“.

Como foi mostrado durante o Google I/O, as Conversações Continuadas fazem com que a interação com o programa soe mais como uma conversa e menos com ordens a um robô do Google (mesmo que seja isso, basicamente).

De acordo com o 9to5 Google, a companhia ainda está trabalhando nessa funcionalidade de “levante o celular para conversar”, então não dá para saber se isso estará disponível já no lançamento.

Também não há nada oficial sobre essas demonstrações que foram vazadas; entramos em contato com a empresa e iremos atualizar o post se tivermos respostas. Apesar disso, vazamentos sobre o Pixel 4 é o que não faltam.

Quanto ao Motion Sense, um dos vídeos do 9to5 Google mostra usuários atendendo ligações, trocando de música e desligando o alarme só passando a mão por cima da tela. Tudo isso são funcionalidade que o Google já confirmou que virão para o Assistente, o que dá às demonstrações um pouco mais de credibilidade. O recurso funciona graças ao Project Soli, tecnologia em que a empresa vem trabalhando desde 2015 e que usa sensores para rastrear movimentos.

Outros vídeos de demonstração destacam como o novo Assistente pode controlar aplicativos e lembrar-se do contexto das mensagens para que as suas respostas sejam enviadas para a pessoa certa, sem que você precise especificar durante a interação. E a interface é muito mais colorida, o que parece bacana.

Embora todas essas atualizações do Assistente possam ser engenhosas, elas não conseguem são o suficiente para nos distrair de uma característica controversa que o Google pretende usar no Pixel 4 para colar na Apple: desbloqueio facial. O problema está menos no recurso e si e mais em como a companhia supostamente está coletando dados para desenvolvê-lo: se aproveitando de populações vulneráveis para coletar rostos para seu banco de dados.

[9to5 Google]

Sair da versão mobile