Nas últimas semanas, rumores sobre o próximo telefone intermediário do Google, o Pixel 4a, foram surgindo lentamente. Agora, um novo vazamento revelou que o preço do aparelho será de US$ 400, o que significa que é um bom momento para analisar tudo o que sabemos sobre o telefone até agora.

As informações mais recentes sobre o preço do Pixel 4a vêm do que parece ser uma imagem de Photoshop postada por Evan Blass (@evleaks), conhecido por seus vazamentos.

Com preço de US$ 400, o Pixel 4a custaria o mesmo que o Pixel 3a do ano passado, então parece que o Google está adotando uma estratégia semelhante para o aparelho intermediário deste ano.

E, francamente, isso é bom, porque, apesar de ter um desempenho um pouco mais lento, o Pixel 3a capturou quase todos os melhores recursos do Pixel 3 padrão, incluindo ótima duração da bateria, um design simples mas resistente, e qualidade de câmera no nível de um modelo topo de linha.

Em termos de especificações, informações anteriores do XDA Developers sugerem que o Pixel 4a conta com um chip Qualcomm Snapdragon 730 (que, se for verdade, não teria o 5G), uma tela de 5,7 ou 5,8 polegadas, uma porta USB-C e uma entrada para fone de ouvido, sendo este último algo que os telefones mais premium do Google não oferecem.

Mais recentemente, o canal TecnoLike Plus do YouTube postou um suposto hands-on com um Pixel 4a, que mostrava ainda mais os recursos do telefone.

De acordo com o vídeo, o Pixel 4a estará disponível em dois modelos, com a versão mais barata oferecendo 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, enquanto um modelo um pouco mais caro terá 6 GB de RAM, os mesmos 64 GB de armazenamento e possivelmente um slot para cartão SIM duplo.

O TecnoLike Plus também mostra o Pixel 4a com uma câmera selfie no canto superior esquerdo da tela, o que indica que ele não tem suporte aos gestos padrão do Pixel 4 Motion Sense, que requer um conjunto especial de sensores e radares para rastrear gestos com as mãos.

Na parte traseira, parece que o Pixel 4a virá com um sensor de impressão digital e um módulo de câmera em formato quadrado com apenas uma lente, portanto, nenhuma lente telefoto como a de um Pixel 4.

Neste ponto, parece que a única coisa importante sobre o Pixel 4a que não sabemos é quando ele estará disponível. No ano passado, o Pixel 3a foi lançado no Google I/O no início de maio. Embora o coronavírus tenha feito com que o Google cancelasse o evento presencial deste ano e optasse por uma transmissão ao vivo, não há razão para o Google não planejar um lançamento similar nesta mesma época do ano para o Pixel 4a.

No geral, o Pixel 4a está se moldando para ser um ótimo acompanhamento de um dos smartphones com melhor custo-benefício de 2019. Agora, teremos que esperar até ele ser anunciado oficialmente.