Quem usa o Waze agora conta com mais uma opção para traçar e salvar trajetos em múltiplos dispositivos. Desde esta terça-feira (8), é possível planejar uma rota na versão web para desktop e enviar o percurso para o seu smartphone.

“Sabemos que um grande número de usuários do Waze acessam o mapa ao vivo no nosso site para saber como está o trânsito e as condições das vias. Com muitas pessoas usando seus computadores e presas em casa em quarentena por causa do COVID-19, estamos oferecendo uma forma de aproveitarem ao máximo esse recurso para pegar a estrada mais fácil quando for necessário”, explica Yael Schwartzberg, gerente de produto do Waze, em comunicado.

Para usar o recurso, basta abrir o site waze.com/livemap, inserir sua rota e hora de chegada desejada. Em seguida, clique na opção “Salve no Waze” – ela aparece no mesmo instante em que você monta uma viagem -, e o trajeto planejado será exibido no app móvel para Android, iPhone, iPod Touch e ou iPad. Lembrando que você precisa estar logado com a mesma conta do Waze tanto no PC quanto no celular.

Outra informação importante é que a função na versão web só permite criar trajetos únicos, sem possibilidade de adicionar rotas secundárias no caminho. Pelo menos por enquanto, você só consegue salvar no computador as viagens que vão de um ponto A a um ponto B. Contudo, uma vez enviado o trajeto para o smartphone, você pode efetuar as alterações que quiser no mobile.

Pode ser uma função particularmente útil se você usa o computador para trabalhar e quer deixar tudo planejado para o dia seguinte, sem ter de abrir o app no celular. Ou ainda, caso queira visualizar os mapas em tamanho ampliado na tela de um notebook ou PC.