WhatsApp quer ganhar dinheiro cobrando empresas que demorarem para responder clientes
O WhatsApp parece estar procurando novas formas de ganhar dinheiro com sua grande base de usuários. A mais nova é um serviço para negócios. O WhatsApp Business API permite que companhias enviem confirmações ou forneçam atendimento usando o aplicativo de mensagens.
O WhatsApp já oferecia um aplicativo para pequenos negócios. Ele continua sendo gratuito. A nova API é destinada a grandes empresas.
• WhatsApp Business não foi feito para inundar pessoas de spam, diz executivo
Neste primeiro momento, as empresas só precisarão pagar por mensagens enviadas depois de 24 horas do contato; antes disso, o envio é grátis. As companhias também só poderão entrar em contato com quem falar com eles primeiro, uma forma de garantir que não haja spam. Clientes também poderão bloquear marcas a qualquer momento.
Com a API liberada, as empresas poderão recorrer ao WhatsApp por meio de suas plataformas atuais de atendimento, sejam elas próprias ou de terceiros, como Zendesk e MessageBird — as duas, aliás, anunciaram hoje que darão suporte à novidade.
Como nota o TechCrunch, a estratégia parece interessante como modelo de negócio para o WhatsApp.
“Cobrar por respostas atrasadas depois de 24 horas desde a última mensagem do usuário é uma maneira genial de criar um loop de crescimento. Se os usuários tiverem respostas rápidas pelo WhatsApp, eles vão preferir este canal em detrimento a outros. Depois que empresas e consumidores estiverem viciados nele, o WhatsApp pode começar a cobrar por todas as respostas ou as que excederem determinado volume, ou acabar com a janela gratuita. Enquanto isso, os negócios podem superestimar sua capacidade de atendimento e apagar mais do que esperavam, especialmente quando chegarem mensagens em fins de semana ou feriados.”
Além disso, o WhatsApp está disponibilizando anúncios — mas calma, você não vai recebê-los no seu celular. Eles aparecerão no feed de notícias do Facebook, permitindo que as empresas anunciem seu atendimento pelo WhatsApp.
A nova ferramenta é uma forma de o Facebook tentar fazer o WhatsApp gerar algum dinheiro. Antigamente, havia uma assinatura de US$ 1 por ano, que quase ninguém pagava e deixou de ser cobrada. Com as receitas da empresa de Mark Zuckerberg crescendo em ritmo mais lento e o valor de mercado despencando, chegou a hora de o aplicativo comprado por US$ 22 bilhões dar uma ajudinha nas contas.
[WhatsApp via TechCrunch]