O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (4) que será possível fazer chamadas de voz e vídeo usando seus aplicativos de desktop para Mac e PC.

“Com tantas pessoas ainda separadas de seus entes queridos e se adaptando a novas formas de trabalhar, queremos que as conversas no WhatsApp sejam mais parecidas com as conversas presenciais, independentemente de onde você esteja ou da tecnologia que esteja usando”, anunciou o Facebook, que é dono do WhatsApp, em seu comunicado à imprensa.

Esta é uma boa notícia porque, convenhamos, é muito chato ter que ficar segurando o telefone para fazer uma videoconferência. Em seu comunicado, o Facebook diz que a nova funcionalidade de chamada do WhatsApp para desktop “torna mais fácil trabalhar com colegas, permite ver sua família em uma tela maior e libera as mãos para andar enquanto fala”. Você sabe que, no fundo, é a mesma coisa que usar o Google Meet, o Zoom, o FaceTime ou qualquer um dos muitos outros aplicativos disponíveis.

E se você está preocupado com o WhatsApp (e, por extensão, o Facebook) ouvindo o que você diz, a empresa afirma que “as chamadas de voz e vídeo no WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta, então o WhatsApp não pode ouvi-las ou vê-las, quer você ligue de seu telefone ou computador”.

Assine a newsletter do Gizmodo

As chamadas de voz e vídeo estão disponíveis nos aplicativos de desktop do WhatsApp, que você pode baixar aqui. No momento, elas, estão limitadas a conversas individuais, mas a empresa promete que planeja expandir o recurso para chats em grupo em algum momento no futuro.