Não é segredo para ninguém que o WhatsApp não tem uma veia inovadora, mas o aplicativo de mensagens costuma adotar funções populares em outros mensageiros (embora pouca gente os usem). Uma dessas funções que deve chegar ao app em breve são as mensagens temporárias, daquelas que se apagam depois de um tempo.

O pessoal do WABeta Info, que costuma antecipar os recursos do WhatsApp, publicou que surgiram opções de tempo para a autodestruição de mensagens. São várias opções, mas bem rígidas: 1 hora, 1 dia, 1 semana, 1 mês ou 1 ano. Eu, particularmente, esperava algo mais granular, como “10 minutos” ou “6 horas”.

Essa opção surgiu na tela do contato, onde podemos gerenciar as notificações de cada pessoa. Na versão em inglês, está sob o menu “Delete messages”, que provavelmente será traduzido para algo como “Apagar mensagens”. Ao ativá-la, aparentemente, você transforma toda a configuração daquele chat e todas as mensagens seguirão o tempo determinado para sumirem.

A opção já tinha aparecido em outras versões beta, somente para grupos. Parece que os desenvolvedores mudaram de ideia e o recurso aparece em todos os chats.

Telas da função de apagar mensagens no WhatsApp

A opção pode ser interessante para trocar mensagens com conteúdos mais sensíveis. Outro uso importante é limpar o histórico de um grupo com frequência, mantendo as conversas mais organizadas (ainda que se perca todo o histórico).

O aplicativo sempre destaca suas capacidades de criptografia, mas não são raros os casos de golpes, falhas de segurança e falta de privacidade.

A função de deletar mensagens após determinado período ainda está sendo trabalhada pelos desenvolvedores do WhatsApp e não tem data para aparecer para os usuários.