Se você recebe um monte de memes, imagens de bom dia e vídeos aleatórios no seu WhatsApp, sabe que ele pode encher a memória do seu celular. E o app vai dar uma ajuda para resolver isso com um novo gerenciador de armazenamento.

O recurso fica dentro do próprio aplicativo e ajuda na hora de limpar a memória. O novo gerenciador destaca os arquivos mais pesados e separa fotos e vídeos que foram encaminhados várias vezes no app – assim, fica mais fácil deletar o que não interessa e manter fotos e vídeos que são realmente importantes para você.

O novo gerenciador de armazenamento do WhatsApp já vinha sendo testado há algum tempo e deu as caras na versão beta do app lançada no início de outubro, junto com a opção de silenciar grupos para sempre. Agora, a ferramenta será disponibilizada para todos os usuários do mensageiro.

Para acessá-la, abra o aplicativo e entre em ConfiguraçõesUso de dados e armazenamento e Uso de armazenamento. Por aqui, em um LG Velvet com Android 10, a atualização ainda não chegou – o aplicativo mostra o gerenciador antigo, que só destaca as conversas que ocupam mais memória.

O novo gerenciador de armazenamento ajuda, mas há algumas opções atualmente disponíveis no WhatsApp que já podem ser ativadas para poupar um pouco da memória do celular, como desativar o download automático de fotos e (principalmente) vídeos e optar por não mostrá-los na galeria do celular.

[Engadget, The Verge]