O WhatsApp Web é uma mão na roda, principalmente para facilitar a comunicação com as pessoas quando estamos no computador e para transferir arquivos entre dispositivos. Agora, parece que o aplicativo vai ganhar mais dois recursos muito bem-vindos e esperados para a versão web: chamadas de vídeo e voz.

A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo, que afirma que a versão mais recente 2.2043.7 do WhatsApp Web já está com o recurso habilitado, mas não disponível para os usuários, visto que ele ainda está em desenvolvimento. Não há previsão de um lançamento oficial; tudo o que o site diz é que a novidade chegará “em breve”.

Ainda assim, as capturas de tela dão uma ideia de como o recurso pode aparecer para os usuários. Ao lado do ícone da lupa, que permite buscar contatos e palavras-chave, aparecerá o ícone de telefone para chamadas de voz, e o ícone de câmera para as chamadas de vídeo.

Crédito: WABetaInfo

Ao receber uma ligação, uma pequena janela pop-up é aberta, com uma interface similar à que aparece nos dispositivos móveis. Além de mostrar o nome da pessoa que está ligando, é possível “aceitar”, “recusar” ou “ignorar” a chamada, da mesma forma que ocorre no aplicativo atualmente. De acordo com o WABetaInfo, o recurso terá suporte para chamadas em grupo também.

Crédito: WABetaInfo

Agora, quando você é quem liga para alguém, a janela pop-up é um pouco diferente. Ela aparece em um tamanho menor e mostra o status da ligação, conforme vemos na captura de tela abaixo. Por meio desse atalho, também é possível ligar ou desligar a câmera e o microfone, e encerrar a chamada.

Crédito: WABetaInfo

O recurso é extremamente útil em uma época de pandemia como essa, em que muitas pessoas recorreram às videochamadas para se conectar com amigos, família e colegas de trabalho. Provavelmente, o WhatsApp Web não vai substituir outras ferramentas, como Zoom e Google Meet, no ambiente corporativo, visto que ele não possui recursos mais avançados, como compartilhamento de tela. No entanto, para aquelas reuniões rápidas e em que não há apresentações, as chamadas via desktop podem tornar o WhatsApp Web a melhor opção, pois será capaz de integrar a comunicação em uma única plataforma e dispositivo.

[AndroidCentral, WABetaInfo]