É difícil não estar em um grupo de WhatsApp em pleno 2020. Então, para dar mais controle para quem não quer gastar horas lendo as milhares de novas notificações, o app está implementando uma funcionalidade que permite silenciar notificações de um grupo para sempre.

Ouvimos falar desse recurso pela primeira vez em julho deste ano. Agora, o WhatsApp parece estar liberado primeiramente aos usuários beta do app de mensagens. Pelo menos por aqui, funcionou no Android na versão 2.20.201.10.

Para usar o recurso não tem muito segredo. Você deve tocar sobre o grupo, selecionar “Silenciar notificações por…” e escolher “Tempo indeterminado”. Se a ideia é se livrar até das notificações, basta tirar a seleção do item “Exibir notificações”.

Recurso permite silenciar grupo do WhatsApp para sempre

Apesar do destaque deste texto aos grupos, é possível também fazer o mesmo com contatos específicos. O procedimento é praticamente o mesmo. A única diferença é que você deve tocar sobre o contato, ir na opção de “Silenciar notificações” e escolher “Tempo indeterminado”.

A vantagem de silenciar as notificações é não ficar sendo interrompido a toda hora por um grupo cheio de tagarelas ou por alguém em específico que não para de encher o saco.

Além desta novidade, o Android Authority menciona que uma outra funcionalidade tem aparecido para alguns usuários beta do WhatsApp: um gerenciador de armazenamento mais elaborado. Por aqui, ainda continua tudo normal.

Basicamente, este novo sistema mostrará de forma mais detalhada, inclusive com um pequeno gráfico, os tipos de arquivos mais trocados via WhatsApp e vai sugerir que o usuário apague os de maior tamanho. Não custa lembrar que estamos nos referindo aqui à opção “Uso de dados e armazenamento”, que fica no menu Configurações. O usuário ainda conseguirá navegar da mesma forma ao acessar os grupos.

Recurso do WhatsApp visto pelo WABetaInfo mostra novas opções para gerenciamento de armazenamento no WhatsAppCrédito: WABetainfo

Por já pintarem em versões beta, não deve demorar para que as duas funcionalidades cheguem para todo mundo nos próximos dias. Tomara que isso ocorra antes das eleições municipais, pois não vão faltar grupos de treta política.

[Android Authority]