Quando o Windows 10 foi lançado em 2015, a Microsoft fez questão de ressaltar que esta seria a última versão de todas do sistema operacional, ou a “versão eterna” dele. Com isso, os usuários não precisam mais se preocupar em comprar novas versões e, em vez disso, recebem algumas atualizações de tempos em tempos. A mais recente delas vai trazer uma mudança para a barra de tarefas, que terá um novo widget de previsão do tempo e notícias.

Ao clicar no ícone que indica a previsão do tempo na barra de tarefas, o usuário verá uma nova janela que reúne informações sobre o clima, notícias e mercado de ações. A ideia é que esse tipo de conteúdo possa ser visualizado de forma mais fácil e rápida, sem a necessidade de navegar no menu Iniciar, instalar um aplicativo ou pesquisar online.

GIF: Microsoft

De acordo com o The Verge, esse mini feed pode ser personalizado de acordo com as preferências do usuário. No caso das notícias, a rede Microsoft News busca informação de mais de 4.500 fontes e tem utilizado inteligência artificial para realizar uma curadoria com base no que os usuários dispensam ou curtem em seu feed.

Para utilizar o novo recurso, será necessário ter o navegador Edge baseado no Chromium instalado. Ao clicar em qualquer link disponível nesse hub de conteúdo, o usuário será forçado a abri-lo no Edge e a Microsoft vai apresentá-lo no modo leitura por padrão.

A empresa ainda afirma que não haverá anúncios e os usuários poderão optar por desativar o widget da barra de tarefas. Por enquanto, a novidade pode ser testada por participantes do programa Windows Insiders nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Índia. A expectativa é que a atualização seja lançada oficialmente neste ano.

[The Verge]