A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (15) que lançará um pacote de novos emojis 3D para comemorar o Dia Mundial dos Emojis — sim, essa data existe e é celebrada no dia 17 de julho. Embora todas as figurinhas pareçam divertidas, nenhuma deve superar o icônico Clippy, aquele clipe de papel com olhos e sobrancelhas que fez sua fama ajudando os usuários do pacote Office em versões mais antigas do Windows.

O novo emoji do Clippy é bem diferente daquele que hoje ocupa o cabeçalho do Microsoft Word, Excel, PowerPoint e outros programas da companhia no Windows 10. Além de ser mais parecido à versão antiga e não ser totalmente estático, ele parece estar pronto para a próxima atualização do sistema operacional, o Windows 11, que também marcará uma grande mudança visual na história do software.

De acordo com Claire Anderson, da equipe de design da Microsoft, a reinvenção dos emojis no Windows fazem parte da nova filosofia da empresa. “Mesmo antes de a pandemia obscurecer os limites entre o trabalho e a vida, as noções de profissionalismo haviam evoluído em direção à honestidade emocional e à diversão. Optamos por designs 3D em vez de 2D e escolhemos animar a maioria dos nossos emojis”, afirmou Anderson em um post no Medium.

Imagem: Microsoft

A Microsoft afirma que o Clippy estará presente tanto nos programas do pacote Office quanto no Microsoft 365 e no Microsoft Teams. Ele integra um pacote de mais de 1.800 novos emojis, todos com efeito tridimensional e baseados na linguagem Fluent Design. Além disso, a maioria das novas imagens é animada.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os emojis redesenhados começam a ser disponibilizados no Microsoft 365 já nos próximos meses. O Flipgrid, um aplicativo de bate-papo para alunos e professores, receberá o novo pacote de figurinhas já no mês de agosto, enquanto o Teams e o sistema Windows ganhará suporte no último trimestre deste ano. Aplicativos do Outlook serão compatíveis com os novos emojis em algum momento de 2022.