O Windows Phone 8 foi revelado pela primeira vez há cerca de um ano. Esperávamos por uma nova versão na conferência Build deste ano, o que não aconteceu. O sistema terá algumas novidades em breve, mas a próxima grande versão deve chegar só em 2014.

A Microsoft publicou detalhes sobre a atualização GDR2: entre outras coisas, ela trará suporte a CardDAV e CalDAV – para resolver a sincronização com alguns serviços do Google – além de pequenas novidades como ignorar chamadas enviando um SMS predefinido, abrir a câmera junto a uma das Lentes, e o retorno da rádio FM.

As novidades são pequenas por dois motivos, segundo fonte do Verge. Primeiro, a Microsoft até queria trazer mais atualizações para o Windows Phone, seguindo a nova filosofia de “lançamento rápido” da empresa, mas elas estariam com muitos bugs. Como foi difícil resolver isso, as novidades maiores ficaram para depois.

Segundo, a Microsoft estaria focada em preparar a atualização Windows Phone “Blue”, que deve trazer novidades como uma central de notificações, melhor multitarefa e novas versões dos apps que acompanham o sistema. Ele deve ser lançado no início de 2014.

Para o ano que vem, a Microsoft promete um “feature pack” para empresas, com suporte a VPN (ainda ausente no Windows Phone), criptografia de e-mail, entre outros. Mas o WP8 deve receber outra atualização ainda este ano: o GDR3 possivelmente terá suporte a telas Full-HD e processadores quad-core. Os aparelhos com o sistema devem estrear no quarto trimestre.

Enquanto isso, resta às fabricantes – especialmente a Nokia – focar no hardware e em apps exclusivos para fazer a plataforma avançar. [Windows Phone via The Verge]