Apesar de ser um dos primeiros smartwatches verdadeiramente bem-sucedidos, o suporte ao Apple Watch, pelo menos de desenvolvedores terceiros, vem diminuindo. Porém, com o watchOS 5.0, mostrado nesta segunda-feira (4), na conferência WWDC, da Apple, a empresa espera dar um novo ar à plataforma, levando o foco de seu conjunto de recursos de volta à sua funcionalidade central.

• Novo iOS 12 promete acelerar seu iPhone e te deixar menos viciado em tecnologia

Diferentemente do primeiro iPhone, o primeiro Apple Watch veio com aplicativos de terceiros desde o início. Porém, a saga dos apps do dispositivo vestível não tem tido o mesmo sucesso que a dos de iPhone. Nos últimos meses, muitos desenvolvedores notáveis retiraram seus apps de Apple Watch da loja de aplicativo. Possivelmente um resultado disso, agora o watchOS 5 irá expandir os recursos básicos do wearable, incluindo novas capacidades de rastreamento de saúde e bem-estar/fitness.

Captura de tela: Apple

Além dos novos modos de acompanhamento fitness para atividades como ioga, caminhadas e subidas (incluindo dados de cadência para quantos passos você dá por minuto), o watchOS 5.0 permitirá aos usuários competirem contra seus amigos com quem compartilham dados, em desafios de uma semana de duração. Todos no desafio poderão ver seu ranking conforme a semana avança, e troféus serão entregues quando o desafio é completo.

Com o watchOS 5.0, o Apple Watch também será capaz de detectar de maneira mais inteligente o começo e o fim de sessões de musculação, automaticamente registrando dados caso você tenha se apressado para começar os exercícios e tenha se esquecido de apertar em iniciar. Além disso, ele desliga o rastreamento automaticamente ao detectar que o movimento foi reduzido.

Captura de tela: Apple

A quarta geração (Series 3) do Apple Watch foi a primeira a ganhar conectividade celular embutida (ainda não disponível no Brasil), permitindo que você deixe seu iPhone em casa. Para facilitar o contato com outros usuários de Apple Watch, um novo app de Walkie Talkie está sendo apresentado com o watchOS 5.0, permitindo que as pessoas enviem recados de voz. Parece ser mais fácil de usar do que fazer uma chamada, além de talvez ser consideravelmente mais leve no uso de dados.

Captura de tela: Apple

A Apple também revelou novos recursos para a Siri no iOS 12, incluindo atalhos personalizáveis que podem ser acionados para completar uma série de ações com um único comando de voz. Esses atalhos também estarão disponíveis no watchOS 5.0, e, para facilitar a utilização do Siri no Apple Watch, o wearable não exigirá mais que você grite “Hey, Siri!” em direção a seus pulsos. Basta levantar o pulso e falar para que, rapidamente, o relógio saiba que você quer que ele ouça seus comandos.

Captura de tela: Apple

Além do streaming de Apple Music diretamente para o seu relógio e para seus fones de ouvido Bluetooth, o watchOS 5.0 também permitirá que você ouça e fique por dentro da sua crescente lista de podcasts.

Captura de tela: Apple

Não há hardware novo esperado para o keynote desta segunda-feira de WWDC, mas a Apple completou seus anúncios de relógio revelando uma nova pulseira de arco-íris disponível para o relógio da Apple, assim como um novo mostrador que agora pode ser baixado pela watchOS App Store.