Para atualizar os dois aparelhos, é necessário usar o computador – como a coisa ainda está sendo com as operadoras do Brasil, as atualizações ainda não são OTA (over-the-air). No caso do Optimus One, você baixa o LG Mobile, conecta o aparelho via USB e segue o tutorial. Para o X10, baixe o PC Companion (se você ainda não o tiver), conecte o aparelho no PC e siga as instruções. Faça backup antes de aplicar as atualizações: o X10 em particular apaga todas as suas informações para aplicar o update (exceto o que estiver no cartão de memória).

Vale lembrar que nem todos os aparelhos serão atualizados: aparelhos personalizados pela operadora podem demorar mais tempo em receber o update, ou mesmo nem serem atualizados. (Lembre-se desta vantagem de aparelhos vendidos no varejo, sem vínculo com operadoras, na hora de comprar seu Android.)

Você já conhece as novidades do Gingerbread, incluindo maior velocidade e melhor gerenciamento de bateria, mas o X10 tem detalhes adicionais que já mencionamos: basicamente, o Timescape é atualizado, mas o Mediascape é removido; e não haverá multitoque, só o dualtouch trazido na última atualização. Você atualizou seu aparelho? Conte-nos abaixo sua experiência. [Sony Ericsson e Droider; valeu, Igor Vidal e Paulo Razia!]