Mesmo que os recursos de bem-estar digital no Android 9 Pie ainda estejam em beta (e atualmente disponíveis apenas nos smartphones Pixel), nesta segunda-feira (27), o Google está expandindo suas empreitadas de saúde e bem-estar online para o YouTube, aparentemente para ajudá-lo a não assistir a muitos vídeos ruins.

12 coisas legais que você pode fazer no Android 9 Pie

As novas ferramentas em si são bastante diretas e consistem em uma coleção de estatísticas que te dizem quanto tempo você passou assistindo ao YouTube (incluindo o YouTube Music e a YouTube TV), alguns botões extras para controlar o tipo de notificações que você recebe do app e com que frequência você as vê, além da capacidade de estabelecer limites para que você saiba quando dar uma pausa.

Captura de tela do meu smartphone que mostra que eu vejo em média 7,5 horas de YouTube por semana, o que parece certo. Entretanto, eu assisti a um vídeo na manhã desta segunda que parece que o rastreamento do YouTube deixou passar. Captura de tela: Sam Rutherford (Gizmodo)

O detalhamento de estatísticas do YouTube é dividido em hoje, ontem, semana passada e uma média semanal, para te dar uma ideia melhor de quanto tempo você realmente passa assistindo a vídeos. Entretanto, já que os dados são baseados no que está em seu histórico de visualização, se você limpar o registro ou estiver com ele desligado, o site não consegue fornecer informações de tempo de consumo precisas.

Infelizmente, não está claro se o YouTube conta vídeos offline que podem ter sido vistos enquanto você não estava conectado à internet. E se você tem vários canais listados na mesma conta do Google, precisará trocar para sua conta principal para ver suas informações de tempo vendo vídeos. Atualmente, parece também que o tempo passado assistindo a vídeos do YouTube enquanto logado como um outro canal não é atrelado à sua conta principal.

Nos dispositivos móveis, verificar seu tempo de visualização de vídeos é simples: basta abrir o YouTube e tocar sua foto de perfil no canto direito superior para abrir o menu de configurações. Então, escolha a opção que diz “Tempo de visualização”. Já no desktop, parece que o Google ainda não atualizou sua interface com controles para bem-estar digital ainda.

Mas a capacidade de acompanhar suas horas gastas e controlar suas notificações é algo bom! Tem até uma nova opção para desativá-las completamente entre certas horas, para que, mesmo que seu youtuber favorito publique um novo vídeo no meio da noite, seu smartphone não toque e te acorde.

Os novos recursos de bem-estar digital do YouTube começaram a ser lançados nesta segunda-feira e devem estar disponíveis amplamente até o fim desta semana.

Imagem do topo: Google