Pouco a pouco, a internet vai começando a disputar o espaço da TV nas transmissões esportivas. Já aconteceu com a Copa Libertadores da América e com a Champions League, que passam no Facebook Watch. A mais nova competição a ter jogos por streaming é a Copa do Nordeste. Em 2020, 12 partidas serão transmitidas pelo o YouTube.

Os jogos da Lampions League, apelido da competição entre os torcedores, serão transmitidos gratuitamente. Além disso, haverá vídeos de melhores momentos, materiais sobre clubes e jogadores, entrevistas e bastidores de partidas. O comunicado do YouTube diz que essa é a primeira competição esportiva com transmissão pela plataforma confirmada para o ano que vem — será que vem mais por aí?

Além do YouTube, a Copa do Nordeste também é transmitida pelo SBT Nordeste na TV aberta, pelo Fox Sports na TV fechada e pelo site LiveFC.

A competição reúne 20 clubes — quatro já foram eliminados na fase preliminar, realizada em setembro deste ano. Os 16 restantes foram divididos em dois grupos. Cada time enfrenta as oito equipes do outro grupo, e os quatro melhores de cada chave avançam para a fase de mata-mata. O vencedor garante vaga direto para a fase de oitavas-de-final da Copa do Brasil 2021.

Streaming

O torneio é mais um a ganhar transmissão para a internet, dando uma opção para quem não tem TV por assinatura ou não mora na região Nordeste para pegar a transmissão na TV aberta.

Quase todos os principais canais esportivos da TV fechada têm opções de streaming: a Fox Sports está disponível no Fox Play, a ESPN está no UOL Esporte Clube, e o Esporte Interativo deixou os pacotes da TV a cabo para ficar só na internet. O SporTV não tem uma alternativa em streaming, mas o Premiere FC, também do grupo Globosat e responsável pelo pay-per-view do Brasileirão, oferece assinatura pela internet.

Em 2018, esses canais ganharam companhia da plataforma DAZN, que transmite a Copa Sul-Americana e os campeonatos nacionais da França, Itália e Inglaterra. O Facebook Watch também transmite Libertadores e Champions League. Para além do futebol, a NBA e a NFL oferecem seus serviços próprios de streaming.