Vevo, a colaboração entre o Grupo Universal Music e o YouTube será um site que fará streaming de vídeos de diversos artistas como U2 e será voltado para fazer dinheiro. Peraí, como?

O CEO da Vivendi foi quem disse isso, sobre o antigo modelo de distribuir gratuitamente vídeos de música à MTV e YouTube como material promocional. “Nós costumávamos fazer vários excelentes vídeos artísticos que distribuíamos para a MTV e outras pessoas de graça. Não recebíamos por isso. Agora isto se tornará um centro de lucro”.

Com isto eles querem dizer que eles vão repartir a receita da propaganda entre o YouTube e a Universal, e não que eles cobrarão de você 10 centavos por vídeo.

No entanto, ficamos com a pergunta: se o YouTube já tem os mesmos vídeos, por que se mudaria para o Vevo? Qual o benefício? O YouTube acabou de chegar no ponto onde você pode procurar praticamente qualquer vídeo que você quiser, mas reclamações de copyright como esta parecem ter forçado as pessoas a buscarem outro lugar. Será que é esta a ideia? Mata o YouTube como destino de vídeo de música para que os produtores de vídeos e os estúdios possam tirar uma por fora? [Bloomberg]