Em maio, o YouTube avisou os criadores que em breve usuários com mais de 1.000 assinantes veriam o número de inscritos arredondado. E eis que chegou a hora: a plataforma de vídeo começará a fazer isso em todos os canais durante o mês de setembro.

O YouTube anunciou que a atualização na última quinta-feira (29) que o processo ocorrerá gradualmente no YouTube e no YouTube Data API Service. Criadores ainda poderão ver o número exato de assinantes por meio do YouTube Studio e o YouTube Analytics, mas para aqueles que desejam exibir seus marcos a cada métrica de engajamento alcançada talvez tenham que ficar um pouco mais contidos.

Portanto, para criadores com mais de 1.000 assinantes, as contagens aparecerão com o que o YouTube tem chamado de “abreviação”. Se alguém tiver 12.345.678 inscritos, por exemplo, será exibido como 12,3 milhões. O número não aumentará até que a contagem de seguidores atinja ou ultrapasse outros 100 mil seguidores.

Gif mostra mudança no contador de inscritos do YouTube

“Além de criar mais consistência, isso tenta resolver preocupações de criadores sobre estresse e bem-estar, especificamente sobre o monitoramento de contagens públicas de assinantes em tempo real”, escreveu o YouTube. “Esperamos que isso ajude todos os criadores a se concentrarem em contar suas histórias e sintam menos pressão por números”.

Embora isso talvez reduza a pressão por popularidade e ajude os criadores a serem menos obcecados por cada novo seguidor, é apenas uma maneira a menos de estabelecer o reconhecimento público de youtubers. E para alguém cujo dinheiro depende da popularidade, arredondar para baixo pode não ter o efeito calmante que o YouTube deseja.