Zelensky anuncia chegada de mais 4 HIMARS à Ucrânia; conheça o lança-foguetes
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que os Estados Unidos pretendem enviar para o país invadido mais quatro lança-foguetes conhecido como HIMARS (sigla em inglês para “Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade”). A ofensiva contra os russos já dura 155 dias.
Segundo Zelensky, a Casa Branca liberou uma nova assistência de US$ 270 milhões. Além dos lança-foguetes HIMARS, os americanos enviarão para a Ucrânia mais 580 drones Phoenix Ghost, além de 36 mil cartuchos de munição de artilharia.
Diante dessa nova ajuda militar, o presidente ucraniano usou o Twitter para agradecer diretamente ao presidente Joe Biden. “Armas poderosas e de importância crítica salvarão a vida de nossos soldados, acelerarão a libertação de nossa terra do agressor russo”, disse Zelensky, no Twitter.
Thank you @POTUS for the new defense aid package for Ukraine. Critically important, powerful arms will save our soldiers' lives, speed up the liberation of our land from the Russian aggressor. I appreciate the strategic friendship between our nations. Together to victory! 🇺🇦🤝🇺🇸
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 23, 2022
Soldados da Ucrânia criam música em homenagem ao HIMARS
O HIMARS é um sistema lançador múltiplo de mísseis que tem sido usado pelos ucranianos para atacar mais de 100 alvos russos em territórios ocupados, conforme apontou a Newsweek. Os mísseis lançados destruíram pontes, linhas de transportes e infraestruturas aeroportuárias controladas pela Rússia. Mais recentemente, a arma tem sido utilizada como defesa antiaérea.
De acordo com o site Observador, a arma conta com seis tubos pré-carregados com mísseis teleguiados por GPS. O lança-foguetes é montado sobre um caminhão militar e os mísseis têm autonomia para atingir alvos a 80 km de distância. O sistema é fabricado pela empresa americana Lockheed Martin, e vem sendo utilizado desde 2010.
O uso desta arma tem sido tão eficaz contra os russos que os soldados ucranianos criaram, até mesmo, um jingle para homenagear o HIMARS, como visto no vídeo abaixo:
Com a chegada dos 4 lança-foguetes, os ucranianos passam a ter 16 no total. Porém, segundo o Washington Post, autoridades e militares da Ucrânia já afirmam que precisam de pelo menos “dezenas, centenas ou até milhares de HIMARS”.
Os russos, por sua vez, têm utilizado drones do tipo kamikaze para eliminar os sistemas de artilharia de longo alcance da Ucrânia. Inclusive, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou na semana passada que destruiu quatro HIMARS na Ucrânia, informação esta que Washington e Kiev negam.
Recentemente, foi divulgado o vídeo abaixo de um drone russo – modelo ZALA Lancet – destruindo um caminhão de artilharia ucraniano:
#Ukraine: A Ukrainian transport truck, which was towing a howitzer, was destroyed by a Russian ZALA Lancet loitering munition. pic.twitter.com/ZII2KsOKm1
— 🇺🇦 Ukraine Weapons Tracker (@UAWeapons) July 22, 2022