Nós já sabíamos que a NSA desenvolveu um jeito de interceptar computadores comprados nos EUA para colocar grampos. Mas não é só isso: estes hacks também davam acesso quase completo aos iPhones.

Documentos compartilhados pelo pesquisador da área de segurança Jacob Appelbaum e pela revista alemã Der Spiegel revelam que a NSA pode espionar quase toda a comunicação enviada pelos smartphones da Apple. Usando um software chamado DROPOUTJEEP, a NSA pode: interceptar mensagens SMS, acessar listas de contatos, localizar o aparelho usando dados de torres de celular e até mesmo ativar o microfone e a câmera do aparelho.

Infelizmente, os documentos vazados falam em uma taxa de sucesso de 100% do spyware do iPhone. No entanto, eles também dizem que é necessário contato físico com o dispositivo para que ele seja instalado. Como nós sabemos, não há barreiras para a NSA, e o documento também sugere que uma versão remota está sendo desenvolvida.

Parece bom demais para a NSA para ser verdade. Jacob Appelbaum tem uma teoria. “Ou [a NSA] tem uma coleção enorme de armas contra os produtos da Apple, o que quer dizer que eles estão acumulando informações sobre sistemas críticos que as empresas americanas produzem e as sabotando”, ele explicou recentemente em uma conferência, “ou foi a Apple que fez autossabotagem.” Sim, é assustador. [Daily Dot]