_Apple

19 coisas que você pode fazer no iOS 12 que não era possível antes

O iOS 12 já está entre nós. Depois de ser anunciado em junho, a versão final do sistema operacional móvel da Apple foi disponibilizada ontem para usuários de iPhone e iPad em todo o mundo. Você vai precisar de um iPhone 5s ou mais novo ou um iPad 2013 ou mais novo — em resumo, […]

O iOS 12 já está entre nós. Depois de ser anunciado em junho, a versão final do sistema operacional móvel da Apple foi disponibilizada ontem para usuários de iPhone e iPad em todo o mundo. Você vai precisar de um iPhone 5s ou mais novo ou um iPad 2013 ou mais novo — em resumo, qualquer aparelho que estava rodando iOS 11. Depois de instalar o software, aqui está uma lista de coisas inéditas que você pode fazer nessa versão do sistema.

• iOS 12 começa a ser liberado para iPhones e iPads; conheça novos recursos
• Por que você não precisa dos modelos mais novos e caros de iPhone

1) Crie seu próprio Memoji

Imagem: Apple

O iOS 12 traz alguns novos Animojis e um mapeamento facial mais detalhado — agora você pode colocar sua língua para fora. A maior novidade nesses avatares de desenho é o Memoji: sua face emojizada. Vá ao app Mensagens, toque no botão Animoji (uma cara de macaco), aperte o botão Plus e comece a montar sua identidade digital.

2) Adicione stickers e texto

Imagem: Apple

O iOS 12 é divertido! Se você for mandar vídeo ou tirar fotos dentro do app Mensagens ou no FaceTime, dá para colocar um monte de filtros, adesivos e efeitos de texto sobre a imagem, assim como Animojis e Memojis. Para brincar com isso, toque no botão Efeitos quando você abrir a câmera no Mensagens ou no FaceTime. No FaceTime, aliás, você vai precisar dar um toque na tela para vê-lo.

3) Encontre senhas repetidas

Imagem: Gizmodo

O iOS 12 inclui algumas melhorias no gerenciamento de senhas. Ele pode sugerir uma senha forte quando você faz um novo cadastro, por exemplo — basta tocar em Usar Senha Forte quando for perguntado. Ele também te ajuda a encontrar senhas que você reutilizou com muita frequência. Vá a Ajustes, então entre em Senhas & Contas e Senhas de apps e sites para dar uma olhada.

4) Limpe notificações rapidamente

Imagem: Gizmodo

Finalmente, o iOS 12 colocou notificações agrupadas (é opcional), então você pode limpá-las na tela de bloqueio em lotes — basta deslizar o dedo para a esquerda ou tocar em Limpar Todas. Você também pode escolher para que os alertas sejam enviados diretamente para a Central de Notificações, pulando a tela de bloqueio. Deslize um grupo para a esquerda, toque em Configurar, e então escolha Entregar Silenciosamente (ou Ajustes para mais opções).

5) Compartilhe fotos com mais facilidade

Imagem: Apple

A inteligência artificial de fotografia da Apple agora reconhece as pessoas que aparecem nas suas fotos. Ela também recomenda que você compartilhe as imagens dos seus amigos usando o aplicativo Fotos. Tudo isso está disponível na nova aba Para Você no Fotos — você verá suas melhores fotos, assim como coleções de memórias existentes na mesma tela.

6) Busque fotos com mais facilidade

Imagem: Apple

A Apple também melhorou os recursos de pesquisa no Fotos, com um pequeno tempero de inteligência artificial, apesar de não ter dado muitos detalhes. O que sabemos é que as buscas serão mais precisas, com o oferecimento de sugestões à medida que você digita, além de dar opções mais específicas de coisas para pesquisar — como o nome de um café que você visitou, por exemplo.

7) Ataque seu vício em smartphone

Imagem: Gizmodo

Outra novidade do iOS 12 é o Tempo de Uso, que você encontrará como uma opção extra no menu de Ajustes. Você pode ver quais apps você usa mais, com que frequência desbloqueia o telefone, colocar limites no uso de certos aplicativos (ou categorias de aplicativos), programar horários para o Não Perturbe, entre outras coisas. Nós falamos sobre ele em detalhes aqui.

8) Navegar pelos seus e-books de um jeito mais prático

Imagem: Gizmodo

O iBooks foi reformado no iOS 12 e se tornou simplesmente Apple Books (Livros). Além da mudança no nome, o aplicativo ganhou um novo tapa no visual para deixar a navegação mais fácil. Também há um novo painel Lendo Agora que combina suas leituras atuais com outras recomendações inteligentes da Apple Store, incluindo livros populares entre outros usuários outros usuários.

9) Medir objetos usando realidade aumentada

Imagem: Apple

Um dos novos ícones que você encontrará na sua tela inicial no iOS 12 é o Medidas, que usa realidade aumentada para medir objetos. Abra-o e você vai descobrir como ele é fácil de usar — aperte o botão Mais para começar e parar medidas e para combinar pontos (as medições aparecem automaticamente). A Apple e seus desenvolvedores fizeram um bom trabalho aí.

10) Compartilhar experiências com realidade aumentada

Imagem: Apple

Falando em desenvolvedores, o novo e melhorado ARKit 2 que vem no iOS 12 torna os aplicativos de realidade aumentada ainda mais poderosos, apesar de que vai demorar um pouco para eles começarem a aparecer. Experiências com RA podem agora ser compartilhadas com outros usuários de iOS, por exemplo, ou serem mantidas — isto é, ficarem ligadas a um objeto ou a uma localização, prontas para reaparecer em um mesmo lugar no futuro.

11) Seja menos incomodado

Imagem: Gizmodo

O Não Perturbe não é novidade mas foi aperfeiçoado no iOS 12. Abra-o usando a Central de Controle e você pode ativá-lo até deixar o local onde você está ou até o compromisso atual da sua agenda acabar (além de, claro, as já tradicionais opções de tempo). Também há um novo modo Hora de dormir (em Não perturbe, nos Ajustes) que escurece a tela de bloqueio e oculta completamente as notificações.

12) Obtenha mais da Siri

Imagem: Gizmodo

Como já é hábito, a Siri ficou um pouco mais inteligente no iOS 12. A Apple diz que ela responde melhor a perguntas sobre automobilismo, celebridades e comida — tente perguntar “quanta cafeína tem no café?”. Como bônus, você pode traduzir frases entre 50 idiomas, e até mesmo pedir para a Siri lembrar uma senha — ela aparece na tela, mas não é pronunciada.

13) Navegue pela web em paz

Imagem: Apple

O iOS 12 vem com algumas proteções extras contra rastreamento na web para continuar a tendência de combater cookies agressivos no iOS 11. O Safari agora desativa o fingerprinting de dispositivo, que pode identificar seu celular ou tablet para fins de marketing mesmo sem saber quem é você. Ele também desativa códigos de rastreamento embutidos nos botões de compartilhamento que você vê pela internet.

14) Usar Google Maps no CarPlay

Imagem: Apple

Depois de atualizar seu iPhone para o iOS 12, você pode usar aplicativos de mapa de terceiros em seu CarPlay — incluindo Google Maps, se você prefere as instruções dele. Se você escolhe um aplicativo desses, ele aparece na camada de baixo, com os comandos do CarPlay sobrepostos.

15) Atualizar o iOS automaticamente

Imagem: Gizmodo

A Apple incluiu discretamente uma opção de atualização automática ao iOS 12, mas ainda não está muito claro quais as diferenças dela para o método antigo, que já era bastante automatizado. Você pode ativar essa opção em Ajustes, Geral e Software Update. Você ainda verá uma notificação, mas as atualizações serão instaladas automaticamente durante a noite, enquanto o telefone carrega e está conectado a uma rede Wi-Fi.

16) Acompanhe mais detalhes de suas ações

Imagem: Gizmodo

Muitos dos aplicativos da Apple incluídos no iOS ganharam pequenos ajustes na versão 12 do sistema, mas não mencionaremos todos aqui. Um que merece uma olhadinha é o Bolsa: agora ele traz mais detalhes sobre os mercados escolhidos, mais notícias de economia do Apple News, mais opções para customizar a interface… e agora ele está disponível no iPad também.

17) Usar gestos no iPad

Imagem: Apple

Falando dos tablets da Apple, os iPads com iOS 12 podem tirar vantagem de dois gestos que já estavam disponíveis no iPhone X. Passar o dedo de baixo para cima leva de volta à tela inicial, e passar o dedo do canto superior direito para baixo para fazer a Central de Controle aparecer. Será que a Apple está pensando em tirar o botão Home dos iPads?

18) Criar seus próprios atalhos da Siri

Imagem: Apple

O novo app de atalhos da Siri deve ser lançado a qualquer momento, mas não está na primeira versão do iOS 12. Ele permite que você combine múltiplas ações em um único comando para a assistente. Assim, você pode dizer que está indo para casa e a Siri vai carregar as rotas, ligar o termostato inteligente na sua casa e mandar mensagens para sua família (por exemplo).

19) Fazer chamadas de vídeo em grupo no FaceTime

Imagem: Apple

Outra função que está com a etiqueta “em breve” é a chamada de vídeo em grupo no FaceTime. Quando chegar — “até o final do ano”, segundo a Apple — você poderá falar e ver até 32 pessoas de uma vez, com direito a todos os recursos, como Animoji e Memoji. Esperamos que ele não tenha o mesmo fim do AirPower.

Imagem do topo: Sam Rutherford (Gizmodo)

Sair da versão mobile