3 anos em Marte: reveja o vídeo do pouso do rover Perseverance
Em 2021, o rover Perseverance pisava na superfície de Marte em uma missão de exploração. No último domingo (18), o veículo completou três anos da chegada ao planeta vermelho, gravada e transmitida ao vivo pela NASA na época. Em comemoração, a agência espacial compartilhou nas redes sociais alguns vídeos e informações sobre a jornada do veículo até agora.
Segundo a NASA, desde 18 de fevereiro de 2021, o equipamento viajou mais de 24,8 quilômetros, ultrapassou a marca de mil sóis (dias marcianos), coletou 23 amostras, captou sons de “demônios de poeira” e fez mais de 116 mil fotos da superfície de Marte.
Today marks 3 Earth years since I landed on Mars.
In that time, I’ve collected 23 samples, surpassed 1,000 sols, driven more than 15 miles (24.8 km), and captured thousands of photos of this beautiful planet.
There’s so much more to do – and I’m excited to keep exploring! pic.twitter.com/5KmwrvsUek
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 18, 2024
Na publicação abaixo, a agência destacou algumas informações dos últimos 12 meses e incluiu imagens exclusivas captadas pelo Perseverance.
Happy landiversary, @NASAPersevere! 🥳
What did our robotic explorer accomplish in its 3rd year on the Red Planet?
– Traveled over 6 miles (~10.6 km)
– Surpassed 1,000 sols
– Spotted dust devils
– Took more than 116K photosExplore the rover in 3D: https://t.co/MtTrtWuzUG pic.twitter.com/Jm6uTFjEAR
— NASA JPL (@NASAJPL) February 18, 2024
Desde que chegou ao planeta vermelho, o rover busca por evidências de vida microbiana. Como parte da exploração, o veículo recolhe amostras de rocha e solo que serão trazidas à Terra na próxima missão de retorno.
Vale mencionar que, somente em 2023, o Perseverance encontrou moléculas orgânicas em Marte, sobreviveu a danos causados por uma tempestade de areia e até gravou um redomoinho varrendo a superfície do planeta vermelho.
O veículo também foi responsável por implantar o drone Ingenuity em Marte. Em abril de 2021, o equipamento fez história ao se tornar a primeira aeronave a realizar um voo motorizado e controlado em outro planeta.
O Ingenuity realizou 72 voos ao longo de quase três anos, antes de parar de funcionar no mês passado, devido a danos em uma das hélices.
Reveja o vídeo do pouso em Marte
No vídeo a seguir, é possível ver o pouso do rover Perseverance em Marte, assim como mais algumas das imagens registradas na superfície. Além das câmeras do próprio equipamento, a NASA captou vídeo e fotos por meio de equipamentos auxiliares.
De acordo com comentários dos cientistas da NASA, o vídeo acima conta com imagens gravadas por:
- Uma câmera olhando para baixo, durante o estágio de descida da espaçonave (uma espécie de mochila a jato que ajuda a levar o rover até o local de pouso);
- Uma câmera no rover olhando para cima, também no estágio de descida;
- Uma câmera no topo do aeroshell (uma cápsula que protege o rover) olhando para o paraquedas;
- Uma câmera na parte inferior do rover olhando para a superfície de Marte.
Perseverance é o primeiro rover com câmeras e microfones
Apesar do Perseverance não ter sido o primeiro rover da NASA a explorar Marte, as imagens que ele gravou se tornaram as mais surpreendentes de todas. Ao todo, o veículo tem 23 câmeras, sendo 7 responsáveis por gravar a queda, a aterrissagem e o pouso em Marte.
O rover ainda tem dois microfones — que, aliás, são os primeiros e únicos que funcionam no planeta. Por meio desses equipamentos, a NASA gravou diversos registros da jornada do equipamento em alta qualidade, com áudio, e em diversos ângulos.
Em comparação, o rover Curiosity, que começou a missão em 2012, tem 17 câmeras. Porém, o sensor principal que fica no mastro do veículo grava vídeos a 10 quadros por segundo em resolução HD (720p) e apenas uma direção, limitando o ângulo dos vídeos. Além disso, o equipamento não tem microfones.
Já a câmera principal do Perseverance — a Mastcam-Z — conta com dois sensores que captam imagens coloridas, reproduzindo o efeito de três dimensões, com um zoom poderoso. O conjunto fotográfico duplo simula a visão humana, mas com maior qualidade e precisão.
Não há previsão para o retorno do Perseverance à Terra. Porém, espera-se que ele fique mais alguns anos em Marte, já que o Curiosity continua no planeta há mais de uma década.