Você já deve ter precisado cadastrar um endereço de e-mail para acessar um novo site ou serviço. Nessas situações, é normal ficar com receio de fornecer seus dados para plataformas que você não tem interesse de usar por muito tempo — principalmente quando elas não parecem confiáveis à primeira vista. Felizmente, alguém já pensou em uma solução para isso.

O site 10MinuteMail cria um e-mail temporário para o usuário cadastrar em qualquer plataforma. O endereço eletrônico criado é temporário, e só vale por apenas dez minutos. Tempo mais que suficiente para receber e responder o e-mail de verificação enviado para o endereço.

Após a criação do endereço aleatório, o usuário poderá acessar uma caixa de entrada onde poderá visualizar as mensagens recebidas enquanto o endereço de e-mail estiver funcionando. Após os dez minutos, a conta expira e todas as informações, incluindo tudo o que estiver na caixa de entrada, será instantaneamente excluído. O serviço é 100% gratuito e completamente anônimo, mas não é o único do tipo.

Além do 10MinuteMail, existe o Minute Inbox, que além dos 10 minutos de vida, ele oferece períodos de uma hora, um dia, uma semana e um mês para o endereço de e-mail temporário. O usuário também pode adicionar mais tempo útil ao e-mail criado.

No Minute Inbox, os endereços são bem mais fáceis de memorizar, se comparados com o 10MinuteMail, já que a plataforma utiliza nomes aleatórios e não uma sequência alfanumérica aleatória impossível de decorar.

Outra plataforma com serviço de geração aleatória de e-mail é o Guerrilla Mail. Ele mantém as mensagens recebidas por até uma hora na caixa de entrada. O serviço cria um endereço aleatório e os e-mails permanecem por uma hora armazenados no inbox, mas a conta de e-mail nunca desaparece.

A ferramenta oferece a possibilidade de personalizar o endereço de e-mail caso o usuário deseje utilizar a conta por mais tempo. É fundamental alertar que o Guerrilla Mail não é protegido por senha, então qualquer um que souber o endereço pode acessar o perfil facilmente. No entanto, a plataforma dá a possibilidade de mostrar um endereço alternativo para evitar que terceiros descubram o verdadeiro e-mail.

Assine a newsletter do Gizmodo