5 games com protagonistas femininas para o Dia Internacional da Mulher
Neste 8 de março, não dê flores, dê boas histórias com protagonistas femininas. Em menção ao Dia Internacional da Mulher, resolvemos destacar algumas representações de mulheres nos games que vão além do estereótipo de donzela em perigo. Confira abaixo.
Horizon
A franquia Horizon estreou em 2017 com Zero Dawn, e apresenta um futuro distópico, onde o mundo é dominado por máquinas e a humanidade vive dividida em pequenas tribos. O game é protagonizado por Aloy, uma mulher corajosa que inicia uma jornada perigosa para descobrir mais detalhes sobre o seu passado.
Em 2022, a série ganhou seu segundo game, Horizon Forbidden West, que introduz o misterioso “Oeste Proibido”. No game, Aloy precisa investigar o local para descobrir as origens de um fenômeno que está destruindo todas as lavouras.
Tomb Raider
A franquia Tomb Raider tem jogos para praticamente todas as plataformas, consoles, PCs e até smartphones. A aventureira e destemida Lara Croft é, com toda certeza, um dos maiores ícones da cultura pop, e seu sucesso já fez a personagem aparecer em outras franquias.
Lara Croft já foi vivida por Alicia Vikander e Angelina Jolie nos cinemas. Mas seu maior sucesso mesmo foi nos games, com jogos sempre bem avaliados e com narrativas muito bem trabalhadas. O último jogo da franquia, Shadow of The Tomb Raider, foi lançado em 2018. Confira o trailer abaixo.
Metroid
Lançado em 1986, é considerado um marco na história dos games. O game estrou em uma época em que todos os protagonistas de games eram homens. Além disso, um padrão replicado à exaustão em várias mídias criaram o estereótipo de que “heróis” de narrativas de ação teriam de ser sempre do gênero masculino.
No entanto, a Nintendo mudou isso no primeiro jogo da franquia, quando, ao final da história, revelou que Samus Aran, que passava a gameplay inteira debaixo de uma armadura futurista, era, na verdade, uma mulher. O jogo já teve uma várias sequências e Samus é, sem sombra de dúvidas, uma das personagens mais populares da empresa japonesa, chegando até a fazer participações em outras franquias, como Smash Bros.
Resident Evil
O primeiro jogo da franquia trouxe Jill Valentine como uma das protagonistas jogáveis do game. Informações dos bastidores do desenvolvimento de Resident Evil revelam que o diretor do jogo, Shinji Mikami, buscou representá-la sem erotização — algo que era muito comum na época, principalmente em jogos de luta, como Street Fighter e The King Of Fighters.
Como você, caro leitor, deve saber, Resident Evil é trouxe Jill de volta em Resident Evil 3, famoso pelo assustador vilão Nemesis. O jogo ganhou remake em 2020 e traz novamente a protagonista enfrentando todos os perigos de Racoon City.
The Last of Us
Se você está acompanhando a série do HBO Max sabe o quanto a jovem Ellie é extremamente corajosa e não foge diante de um desafio. A personagem foi apresentada em 2013, quando o primeiro Last Of Us foi lançado, e permanece ao lado de Joel em uma jornada cheia de desafios.
No segundo da franquia, já mais madura, Ellie tem problemas ainda mais complicados para superar. O game foi muito bem recebido pelo público e crítica especializada e a Naughty Dog, estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo, já tem planos para continuar expandindo a franquia, ou seja, podemos ver Ellie por muitos e muitos mais jogos.