Seja compartilhando fotos no Instagram ou trabalhando em um projeto de arte, a qualidade da imagem final importa. Mesmo que você não tenha algo como o Photoshop instalado, você pode fazer suas imagens terem o melhor aspecto possível com a ajuda de alguns aplicativos web gratuitos e simples de usar — e nós selecionamos sete dos melhores para as suas diferentes necessidades.

Melhore resoluções de imagem com o Let’s Enhance

Captura de tela: Gizmodo

Vá até o Let’s Enhance e você poderá desfrutar da mágica de criação de imagens com aprendizado de máquina. Em outras palavras, a ferramenta usa redes neurais para preencher as lacunas na sua imagem conforme ela aumenta. O resultado final são imagens muito maiores do que suas fontes, mas que não parecem pixelizadas ou borradas ao fim do processo.

Claro, mesmo a melhor rede neural não pode competir com os pixels reais de uma boa imagem original, mas o Let’s Enhance faz um trabalho muito bom em preservar artefatos e manter a qualidade. Clique no link na página inicial, escolha uma imagem que você tenha salva e você poderá escolher a partir de uma variedade de opções de melhoria antes de começar o processamento.

Crie efeitos artísticos com o DeepArt

Captura de tela: Gizmodo

O DeepArt foi criado por um grupo de acadêmicos da Europa e explora um algoritmo de análise de imagem especialmente projetado: ele consegue pegar o estilo de qualquer pintura ou obra de arte que você quiser e então aplicá-lo à sua escolha de imagem. Pense no DeepArt como os filtros embutidos no Photoshop, exceto que, aqui, você pode escolher qualquer fonte de filtro que quiser, de graça.

Siga o link na tela inicial e escolha tanto uma imagem que você quer processar e uma imagem que você queira usar como modelo de estilo (você pode escolher alguns exemplos para a segunda etapa). O resultado final é enviado por email para sua caixa de entrada alguns minutos depois, e você também pode checar algumas das imagens geradas por outros usuários.

Remova planos de fundo com o Background Burner

Captura de tela: Gizmodo

Quer remover um plano de fundo? O Background Burner é o site de que você precisa, capaz de realizar um dos truques de edição de imagem mais espertos com apenas alguns cliques no mouse. Embora o aplicativo web não possa competir com as ferramentas mais potentes do Photoshop, ele ainda consegue produzir resultados surpreendentemente profissionais, independentemente do nível da sua expertise no retoque de imagens.

Clique no botão na tela inicial para subir uma imagem do seu disco rígido ou apenas arraste uma até a janela do navegador. Você pode, então, selecionar o recorte automático que o Background Burner aplica ou usar as ferramentas de retoque para fazer ajustes — você apenas arrasta partes do plano de fundo ou do primeiro plano, e o app sabe o que cortar.

Acrescente camadas de texto com o Pablo

Captura de tela: Gizmodo

Se você precisa colocar texto em cima de uma imagem, então vale dar uma olhada no Pablo, da renomada ferramenta de compartilhamento de redes sociais Buffer. Ele é rápido, simples e gratuito, e, se você não não tem uma imagem própria, pode escolher a partir de mais de 600 mil imagens de amostra disponíveis por meio do próprio Pablo.

É um app projetado para divulgadores de redes sociais — de forma que tamanhos perfeitos para Twitter e Facebook são selecionados de forma padrão —, mas é útil para basicamente todo o mundo. Escolha um plano de fundo e um estilo e você já está bem encaminhado. Você então pode usar as ferramentas de edição de texto e formatação para terminar o trabalho. Uma escolha de filtros de imagem simples também está disponível.

Ilumine imagens escuras com o Pine Tools

Captura de tela: Gizmodo

Um dos problemas mais comuns que você provavelmente precisa corrigir quando se trata de suas fotos é que elas são muito escuras — a iluminação simplesmente não estava certa, por qualquer que seja o motivo, e isso significa que seus amigos ou seu amado bichinho de estimação (ou seja lá qual for o objeto da foto) ficaram perdidos na sombra. O Pine Tools pode te ajudar, e leva só alguns minutos para que ele faça sua mágica.

Escolha sua imagem a partir do disco rígido e então use o slider à direita para determinar a força do efeito. Você terá que clicar no botão de iluminar na parte inferior antes de que uma prévia apareça, mas, depois disso, você pode continuar fazendo seus ajustes e visualizando o arquivo novamente. O Pine Tools oferece várias outras opções de melhoria também, listadas na esquerda da interface.

Aplique efeitos HDR instantâneos com o Fotor

Captura de tela: Gizmodo

O HDR (High Dynamic Range) aumenta a paleta de cores de suas imagens e fornece um equilíbrio melhor entre as partes mais escuras e mais claras de uma foto. Muitas câmeras de smartphone aplicam efeitos HDR automaticamente hoje em dia, porém, se você está procurando por um aplicativo que ofereça ajustes de HDR às suas imagens já existentes, o Fotor é uma opção excelente.

No entanto, você precisa, sim, fazer um trabalhinho antes: precisa de duas ou três imagens parecidos com níveis de exposição diferentes para que o Fotor consiga produzir algo utilizável, então isso é mais para fotógrafos profissionais. Siga os prompts na tela para começar com uma imagem existente ou clique para selecionar as imagens de amostra se você quiser ter uma ideia de como ele funciona.

Adicione filtros e mais com o Canva

Captura de tela: Gizmodo

Canva é mais um app de design gráfico, mas também oferece algumas ferramentas de edição de fotos, incluindo um monte de filtros no estilo Instagram, que conseguem reproduzir efeitos que, de outra forma, exigem muitos ajustes em um editor de imagem. Basta escolher a partir das imagens prévias filtradas no topo da tela para ver o filtro previsto instantaneamente na janela abaixo.

Não existe uma opção para ajustar a força dos filtros de imagem, infelizmente, mas você tem, sim, algumas outras ferramentas de edição com as quais brincar: brilho, contraste e ajustes de saturação, além de ferramentas de cortar e redimensionar e opções simples de rotação e giro. Você pode então baixar sua imagem processada para usar para o propósito que você imaginava.

Captura de tela: Gizmodo