A família Culkin: entenda a relação entre Macaulay e Kieran Culkin, de “Succession”
Quem acompanha a série “Succession”, da HBO, pode ter notado uma semelhança entre um dos atores da trama e o astro de “Esqueceram de Mim”, filme fenômeno dos anos 1990. Kieran Culkin interpreta Roman Roy, um dos herdeiros da fortuna de Logan Roy, é o irmão mais novo de de Macaulay Culkin — por isso o mesmo sobrenome.
Ambos entraram precocemente no mundo de Hollywood, levados pelo pai, o também ator Kit Culkin. Os irmãos atuaram juntos em “Esqueceram de Mim”: Macaulay deu vida a Kevin McCallister, enquanto Kieran era o primo do protagonista.
A família Culkin
Kit Culkin, apesar de não ter alcançado sucesso como ator, sempre esteve envolvido com cinema. Por isso, começou a ser procurado por produtores de elenco em busca de crianças. Ao todo, ele tem sete filhos com a parceira Patrícia Brentrup, além de uma outra filha de um relacionamento anterior. Ou seja? Opções não faltavam.
“Alguns amigos dos meus pais tinham um pequeno teatro, o Light Opera, em Manhattan, e cada vez que precisavam de uma criança para alguma de suas peças, meu pai lhes perguntava: ‘De que idade e de que gênero?’. Tinham sete para escolher. Éramos como adereços para aquelas obras”, disse Kieran à Vanity Fair em 2018.
Na hierarquia dos sete, Kieran está no meio, sendo o quarto filho da família Culkin. O astro entre os três mais velhos Shane, Dakota – que morreu num acidente de carro em 2008 – e Macaulay e os três mais novos Quinn, Christian e Rory.
A carreira de Kieran Culkin
Kieran começou sua carreira em “Esqueceram de Mim” em 1990, interpretando o primo do personagem de Macaulay. O ator voltou ao papel dois anos depois, em “Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York”. Também participou de “O Pai da Noiva” (1991), ao lado de Steve Martin, e “Vencer ou Morrer” (1993), estrelado por Jean-Claude Van Damme.
Em “Sempre Amigos” (1998), deu vida ao filho com necessidades especiais de Sharon Stone. O trabalho neste último filme abriu muitas portas para Kieran, que logo se envolveu em grandes produções como “Regras da Vida” (1999) e “Música do Coração” (1999), protagonizado por Meryl Streep.
Mas o divisor de águas de sua trajetória foi o longa-metragem “A Excêntrica Família de Igby” (2002). A atuação de Kieran como o problemático Igby Slocumb lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia, além do prêmio de melhor performance infantil no Critics’ Choice Awards.
Pausa nas atuações
Após “A Excêntrica Família de Igby”, vieram muitas ofertas. O sucesso deveria ter levado Kieran a interpretar papéis mais ambiciosos e conseguir mais indicações. No entanto, o ator deixou o cinema por seis anos.
A morte da irmã Dakota Culkin, Cody para a família, em um acidente de trânsito em 2008, fez Kieran entrar em uma tristeza profunda e se afastar ainda mais da atuação. Mais tarde, voltou aos pequenos papéis em séries de TV, e um ou outro no cinema. Em 2010, Kieran integrou o elenco de “Scott Pilgrim Contra o Mundo”.
Ele também atuou em peças de teatro como “This is our youth”, uma história sobre a juventude e os privilégios escrita por Kenneth Lonergan e ambientada na Nova York de 1982. E assim, aos poucos e em papéis pequenos, foi retornando a carreira de ator. Em 2015, apareceu na segunda temporada de “Fargo”, série da FX produzida pelos irmãos Coen.
Como entrou em “Succession”?
Inicialmente cotado para o papel do primo Greg (vivido por Nicholas Braun), Kieran Culkin se sentia velho demais para se colocar na pele daquele personagem. No entanto, estava gostando do texto o suficiente para continuar lendo. Foi assim que encontrou o personagem que mudaria sua vida: Roman Roy, o filho mais novo da família, irreverente e provocador, além de ser aparentemente imaturo.
“A primeira coisa que Roman dizia quando aparecia em cena era: ‘Olá, olá, canalhas’”, contou em uma entrevista ao The Guardian. “Achei muito engraçado o jeito como ele falava. E embora eles ainda não estivessem procurando atores para interpretar Roman, escolhi as três cenas de que mais gostei, gravei-me interpretando-as e enviei o vídeo para o meu agente. Jessy Armstrong [o criador da série] as viu e decidiu me contratar”, lembra, falando sobre como foi parar em “Succession”.
A atuação de Kieran em “Succession” não passou batido. Por conta da série, o ator foi indicado a dois prêmios Emmy de Melhor Ator Coadjuvante, além de três prêmios Globo de Ouro na mesma categoria. Atualmente, a produção da HBO caminha para o fim da quarta e última temporada, e o astro pode concorrer em categorias principais de premiação por ter mais destaque na trama.