Em breve você poderá entrar em uma academia conectar seu Apple Watch a uma esteira e ganhar algum retorno financeiro ou um relógio grátis apenas por ter comparecido.

Não é uma pegadinha, pelo menos a princípio. Se você já tem um Apple Watch, um novo programa da Apple em algumas academias nos Estados Unidos oferecerá vantagens para quem se esforçar em fechar os anéis de atividade presentes no relógio.

De acordo com o TechCrunch, a iniciativa Apple Watch Connected inclui quatro academias: YMCA Crunch Fitness, Orangetheory e Basecamp Fitness. Para quem treina nesses lugares, a inscrição não é automática apenas por possuir um Apple Watch — é necessário se inscrever no programa e optar por compartilhar seus dados.

Como parte do programa Apple Watch Connected, a Apple exige que as academias ofereçam um aplicativo para iPhone e Apple Watch para que os usuários efetuem login e acompanhem sua aptidão, para que as academias saibam o quanto você trabalha usando o relógio. A Apple também exige que seus parceiros de academia ofereçam uma maneira de os usuários ganharem prêmios com seus relógios e em troca poderia enviar dados valiosos — pelo menos se você quiser ganhar um desconto ou um novo Apple Watch.

Vamos parar por um segundo. Você pode estar preocupado com as academias usarem seus dados de exercícios por estranhos motivos internos ou vendê-los a anunciantes que gostariam de saber com que frequência você vai à academia e o que faz lá. Sei que a Apple armazena seus dados de exercício no dispositivo, mas o que as academias planejam fazer com eles?

De acordo com uma reportagem da CNBC, o CEO da Crunch Signature, Keith Worts, disse durante um evento para a imprensa que a rede “está em conformidade com todos os programas de privacidade existentes” e afirma que nem sequer usará os dados dos sensores do relógio para descobrir quais aparelhos são mais usados.

A Apple disse à CNBC que seus dados de treino também não são compartilhados. Não está claro como a OrangeTheory, Basecamp Fitness ou YMCA usariam os dados. Entramos em contato com as academias e com a Apple para comentar suas políticas de dados e atualizaremos quando soubermos mais sobre o assunto.

As vantagens que a Crunch oferecem são alguns dólares por semana descontados na fatura do próximo mês por se exercitar um determinado número de vezes. Se você se exercitar na Basecamp Fitness três vezes por semana durante um ano inteiro, você ganhará um Apple Watch Series 5. A YMCA dará aulas grátis para seus filhos.

A Apple também requer que as academias tenham opção de pagamento via Apple Pay, de modo que você possa comprar comida, bebidas ou equipamento sem a necessidade de uma carteira. E os equipamentos de cardio da academia precisarão suportar o GymKit, o sistema que a Apple desenvolveu para conectar Apple Watches com equipamentos de academia para um monitoramento mais preciso.

A ressalva, por ora, é em academias da Orangetheory, que usa um clipe de pulseira para sincronizar o rastreamento de exercícios do relógio com o próprio sistema de monitoramento de frequência cardíaca do equipamento para uma visão geral do desempenho do usuário.

O programa Apple Watch Connected possui disponibilidade limitada. Duas unidades da Crunch em Nova York já fazem parte, mas outras unidades devem entrar na onda. A YMCA está iniciando testes nas Twin Cities (Minneapolis – Saint Paul) antes de levar para mais 22 locais nas próximas semanas. A Orangetheory também está começando com dois locais em Manhattan, antes de expandir para todo o país no próximo ano. A Basecamp também está planejando um lançamento para 2020.

Como uma ex-frequentadora da Crunch e YMCA que adoraria uma maneira mais fácil de acompanhar meus treinos e obter descontos, o Apple Watch Connected me parece uma boa. Também poderia inspirar pessoas que lutam para encontrar a motivação para se exercitar regularmente. Afinal, se sabemos algo sobre seres humanos é que adoramos gamificar nossas vidas e faremos qualquer coisa por algo gratuito. O Apple Watch Connected pode ser o melhor dos dois mundos — e com a vantagem de torná-lo mais saudável.