O Adobe Flash viu o seu fim oficialmente no final de 2020, mas ele ainda permanecia ativo em algumas plataformas e serviços. Um destes era o Windows 10, que em breve entrará para a lista de sistemas que não terão mais nenhum tipo de suporte ao programa da Adobe.

Embora a Microsoft já tenha começado a remover a compatibilidade do Flash com vários de seus aplicativos, incluindo o navegador Edge, ainda há algum suporte nativo para o Flash Player integrado no próprio Windows 10. No entanto, isso está com os dias contados, já que o software perderá o suporte ao programa com a próxima atualização do sistema.

Em uma postagem no blog do Windows para comentar o assunto, a Microsoft disse que vai começar a enviar o patch para remover o Adobe Flash do Windows 10 a partir de junho. Usuários inscritos no programa Insider serão os primeiros ver a mudança antes que o patch se torne um update obrigatório em julho. A Microsoft diz que, daqui para frente, todos os sistemas executando o Windows 10 na versão 21H1 ou posterior terão o Flash removido por padrão.

Além de remover o suporte nativo a Flash do Windows 10, a Microsoft planeja excluir o plug-in de versões anteriores do Windows, incluindo Windows 8.1, Windows Server 2012 e Windows Embedded 8 Standard. E caso você não queira esperar por junho, você também pode remover o Flash do Windows 10 manualmente baixando e instalando a atualização KB4577586. O download está disponível neste link.

Nos últimos anos, o Adobe Flash segue caminhando para o próprio — centenas de empresas e serviços têm cortado o suporte ao plug-in, que se tornou defasado para as tecnologias atuis e caiu em desuso. Logo, faz para a Microsoft eliminar todos os problemas de segurança frequentemente associados ao formato multimídia desatualizado da Adobe.

No entanto, para aqueles que sentem nostalgia dos jogos em Flash de antigamente, você ainda pode jogar vários títulos usando o Internet Archive.

Assine a newsletter do Gizmodo

Se você não encontrar um game mais específico, você também pode experimentar aplicativos como o Flashpoint do BlueMaxima, que funcionam como um emulador multiplataforma para PCs com Windows, macOS e Linux. Dependendo da instalação que você escolher e do sistema que estiver usando, o Flashpoint ainda vem com uma biblioteca de mais de 38 mil jogos em Flash antigos (o tamanho total do arquivo para Flashpoint Ultimate 9.0 é de 532 GB).

E no final é isso: o Flash está morto. Descanse em paz, velho amigo.