Agência europeia anuncia braço robótico para coletar amostras de Marte
As novidades e projeções para as futuras viagens de exploração do planeta Marte seguem a todo vapor. Agora, Agência Espacial Europeia, em parceria com a NASA, desenvolveu um braço robótico que vai coletar tubos de amostras de solo do rover Perseverance, que está atualmente na superfície marciana. Acompanhe:
Conhecido como Sample Transfer Arm ou STA, o dispositivo desempenhará um papel crucial no sucesso da campanha “Mars Sample Return”. O esforço entre as duas agências busca trazer amostras marcianas para análise na Terra até 2033.
O artefato de quase 2,5 m de comprimento é conhecido como “braço de transferência de amostra” (STA) e foi projetado para “ver” e “sentir” objetos em sua pele algorítmica –que é uma tecnologia de rastreamento. O braço robótico será entregue em 2025 e, em seguida, será anexado ao NASA Sample Retrieval Lander, missão que faz análise extensa de todo o material coletado no “Planeta Vermelho”.
O STA é um modelo idêntico ao braço humano, reproduz um cotovelo, um ombro e um pulso. Para realizar a coleta de amostras de solo com sucesso, o braço possui um sistema de câmera dupla capaz de detectar e desviar de pedras e obstáculos.
As coletas são depositadas em um recipiente tubular, e é preciso uma certificação de que a tampa esteja bem embalada e lacrada para futuras análises e estudos.