Todas as bizarrices do Apple Maps no iOS 6 tiveram suas consequências: Tim Cook pediu desculpas, Scott Forstall saiu da empresa, o público recebeu com elogios o novo Google Maps para iPhone, e agora a Apple dá à melhor alternativa até então – o Waze – o título de App do Ano para o iPhone no Brasil.

O Waze é um app gratuito que oferece mapas e navegação com ajuda de sua comunidade com mais de 30 milhões de usuários. Ele já existe há algum tempo, mas acabou ganhando destaque este ano, quando o iOS 6 perdeu os mapas do Google e adotou o iniciante Apple Maps, cheio de falhas.

Para o iPad, no entanto, a Apple elegeu como melhor app do ano a revista Época, porque “fez um ótimo trabalho ao apresentar conteúdos num app simples mas completo para iPad”.

Esses são os destaques para o Brasil. Nos EUA, as escolhas foram Action Movie FX (iPhone) e Paper (iPad), ambos gratuitos. O primeiro coloca efeitos especiais hollywoodianos nos vídeos que você gravar; o segundo é um app inovador e simples para fazer anotações e desenhos.

E os jogos no Brasil? Para iPhone, o jogo do ano foi o Bike Race Free, jogo simples de moto; e para iPad, o viciante Super Monsters Ate My Condo (US$ 0,99).

A Apple ainda reúne os melhores apps em certas categorias, como “toque intuitivo” e “tesouros escondidos”. Há algumas bem interessantes, reunindo os melhores jogos por tipo – casual, inovador, gratuito… – que você confere no link a seguir: [iTunes via Folha]