Após música e posts de texto, TikTok agora quer app de podcast
Após lançar o streaming de músicas e o suporte a publicações de texto, o TikTok agora quer entrar no segmento de podcasts, com um novo recurso ainda em fase de testes.
De acordo com o portal The Verge, na última terça-feira (8), o gerente global de produtos de comunicação do TikTok, Zachary Kizer, confirmou que a função de podcasts já está em fase de testes, mas apenas para usuários dos Estados Unidos.
Entretanto, Kizer se recusou a fornecer maiores detalhes sobre a implementação da funcionalidade.
Na quarta-feira (9), o empresário do ramo de criação de conteúdo em redes sociais, Brett Dashevensky, postou uma imagem no X (antigo Twitter) que mostra uma documentação do TikTok compartilhando a ferramenta de podcasts a alguns criadores.
Podcasting 🤝 TikTok
Creators can now upload entire episodes to TikTok via an RSS feed and link them to their short-form clips.
One click and boom. Dive into the entire episode.
Why is this a big deal?
For TikTok — users can tune into full episodes without leaving the… pic.twitter.com/Waf2v4pxi3
— Brett Dashevsky (@brettdash_) August 8, 2023
O recurso permitirá que os criadores de conteúdo coloquem links em suas publicações que direcionam aos episódios de seus podcasts. Além disso, os usuários poderão reproduzir os podcasts sem sair do TikTok.
Se o TikTok conseguir popularizar a ferramenta, certamente, os usuários gastarão mais tempo na plataforma, o que é ótimo para qualquer rede social.
O desafio é implementar o recurso de modo que os usuários consigam obter a mesma experiência em outras plataformas de podcast.
Podcasts, atualmente, estão sob o domínio de poucas plataformas, como o Spotify, a Apple e o Google. Portanto, o TikTok enfrentará um grande desafio para se consolidar em tal segmento.
Por outro lado, no entanto, o algoritmo de descoberta do TikTok pode ser o diferencial para criadores de conteúdo em podcasts.
A propósito, os podcasts no TikTok seguem a tendência das plataformas de mídias sociais em termos de inovação para se tornarem, como diz Elon Musk, os “apps de tudo”. Por exemplo, o Instagram que permite integração com e-commerce, além do lançamento do Threads.