Desenvolvedores de aplicativos para iOS podiam ter acesso completo aos dados da sua agenda de contatos, mas a Apple está acabando com essa brincadeira. Na semana passada, a companhia definiu algumas novas regras para desenvolvedores e uma delas inclui restrições a esse tipo de coleta, conforme aponta a reportagem da Bloomberg.

• Apple declara guerra à tática sorrateira que te rastreia mesmo no modo anônimo do navegador
• Novas regras da Apple para a App Store incluem proibição total à mineração de criptomoedas

A sua agenda de contatos pode ser bastante valiosa para um desenvolvedor, afinal, costumamos armazenar ali o número de telefone, email e outras informações de amigos e conhecidos. E geralmente os usuários não se importam em ceder acesso à ela, já que a conveniência é saber quais dos seus amigos utilizam alguma rede social (como faz o Facebook, Instagram e Snapchat) ou facilitar o convite para jogos, por exemplo.

Basicamente, as novas regras proíbem que desenvolvedores acessem informações de seus amigos só porque você permitiu o acesso. Os aplicativos também não podem reutilizar os dados. Para os aplicativos já instalados em seu celular, vale a pena navegar até os Ajustes e acessar o menu de cada um para verificar se possuem acesso aos Contatos. Porém, o que foi compartilhado já era, não tem volta.

Essas novas regras poderiam ter sido implementadas mais cedo, mas a Apple se antecipou bem para um possível escândalo à la Cambridge Analytica e Facebook. O Google, por sua vez, ainda permite esse acesso desenfreado aos contatos em seu sistema operacional – vamos ver por quanto tempo (e, do lado de cá, não custa nada revogar o acesso no Android também).

[Bloomberg]

Imagem do topo: AP