A Apple está enviando alertas a donos de iPhone 5 informando que, caso não atualizem o sistema para a versão iOS 10.3.4 até o dia 3 de novembro, eles perderão acesso a recursos online, como e-mail, navegador de internet, App Store e iCloud.

Em julho deste ano, a Apple havia liberado atualizações para versões anteriores do sistema operacional, iOS 10.3.4 e iOS 9.3.6, para corrigir erros e garantir que modelos mais antigos de iPhones e iPads mantivessem informações corretas sobre localização com a transição da rede GPS.

iPhone 5

Esse bug significa que os recursos de GPS deixarão de funcionar no iPhone 4S, iPad 2, iPad com Display de Retina e a 4ª geração de iPad a partir do dia 3 de novembro. No entanto, parece que as consequências para os donos de iPhone 5 serão mais sérias. Caso o usuário não atualize até a data informada, ele não terá mais acesso à internet e, portanto, não será mais possível atualizar o software.

Caso isso aconteça, será necessário fazer o backup do aparelho e restaurá-lo em um computador para mudar para a nova versão do software. O que, obviamente, será uma tarefa mais trabalhosa do que simplesmente atualizar antes do dia 3 de novembro, mas ainda é uma solução.

Segundo a Apple, o problema não deve afetar muitas pessoas. Afinal, a empresa diz que, até o dia 15 de outubro, 9% de todos os usuários de dispositivos iOS estavam rodando versões do software anteriores ao iOS 12, sendo que muitos deles possuem modelos mais recentes dos aparelhos.

[Engadget, 9to5Mac]