Na terça-feira (8), a Apple anunciou que lançará o serviço Tap to Pay para comerciantes. Com o novo recurso, usuários de iPhone ou Apple Watch poderão pagar contas direto com o smartphone, mas de uma forma diferente daquela que já existe com o Apple Wallet. Agora, vai ser possível concluir um pagamento aproximando dois iPhones — ou um cartão de um iPhone, por exemplo.

A empresa explicou que os comerciantes poderão desbloquear a nova função de pagamento sem contato através de um aplicativo iOS compatível com iPhones XS ou posteriores.

Na hora da venda, será necessário apenas que o cliente segure seu iPhone ou Apple Watch para pagar com o Apple Pay, seu cartão de crédito ou débito ou outra carteira digital próxima ao iPhone do comerciante. Então, o pagamento é concluído com segurança via tecnologia NFC (Near Field Communication, ou pagamento por aproximação).

Inicialmente, o serviço será lançado apenas no Estados Unidos, e será possível receber pagamentos pelo iPhone sem a necessidade de um hardware ou um terminal de pagamentos adicional. Segundo a Apple, o recurso aceitará cartões de crédito e débito sem contato, bem como Apple Pay, Visa, American Express, Mastercard e Discover.

“A medida que mais e mais consumidores estão usando carteiras digitais e os celulares para pagar por produtos, o Tap to Pay no iPhone fornecerá às empresas uma maneira segura e fácil de aceitar pagamentos sem contato e desbloquear novas experiências usando a segurança e a conveniência do iPhone”, disse Jennifer Bailey, vice-presidente de Apple Pay e Apple Wallet.

A Stripe será a primeira plataforma de pagamento a oferecer o Tap to Pay no iPhone para seus clientes, incluindo o aplicativo Shopify. A expectativa é que, até o final do ano, outras empresas também adquiram o recurso.