Ciência

Artemis: NASA revela fotos de fábrica da nova estação espacial lunar

Estação espacial lunar é uma iniciativa inédita que vai servir como base de apoio para os astronautas em missões da Artemis na Lua
Imagem: NASA/Divulgação

A NASA divulgou novas fotos da fábrica que está construindo a estação espacial lunar Gateway. A estrutura inédita faz parte do programa Artemis e será montada na órbita da Lua. Ela servirá como base de apoio para os astronautas em missões na superfície lunar.

As imagens divulgadas pela agência espacial mostram o HALO (Posto Avançado de Habitação e Logística) e o I-Hab, este último um módulo de habitação internacional construído em conjunto com a ESA (Agência Espacial Europeia) e a JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial). Ambas são parcerias da NASA no projeto.

A construção está ocorrendo em uma planta industrial da empresa Thales Alenia Space, localizada em Torino, na Italia. A Thales concluiu uma grande soldagem no HALO e iniciou a fabricação inicial do Lunar I-Hab no ano passado.

O HALO será lançado junto com o PPE (Elemento de Energia e Propulsão) para a órbita lunar antes da missão Artemis 4, previsto para 2028. De acordo com a NASA, o PPE será o responsável por fornecer 60 quilowatts de energia para a nova estação espacial, além de prover comunicações e propulsão de controle orbital.

Já o HALO é onde os astronautas vão viver e trabalhar, contando, por exemplo, com um centro de controle, local para realizar experimentos científicos, além de alojamentos pressurizados. Confira as imagens:

Módulo Lunar I-Hab da Gateway, em construção na planta industrial da Thales Alenia Space. lunar em construção. Imagem: Stephane Corvaja/ESA

 

Módulos lunares i-Hab e HALO da Gateway em construção em Torino, na Itália

Módulos lunares i-Hab e HALO (no centro ao fundo) da Gateway em construção em Torino, na Itália: ESA/Stephane Corvaja

 

Módulo Lunar I-Hab da Gateway em construção pela ESA.

Módulo Lunar I-Hab da Gateway em construção pela ESA. Imagem: ESA/Stephane Corvaja

Veja os detalhes de como será feita a montagem da estação espacial lunar Gateway no espaço:

O ambicioso retorno à Lua com a Artemis

A próxima missão do programa, a Artemis 2, está programada para acontecer não antes de setembro de 2025. Isso, claro, se a NASA conseguir resolver um problema com o escudo de calor da nave espacial Orion. A missão levará quatro astronautas e tem o objetivo de refazer o percurso da Artemis 1. Porém, não haverá um pouso na Lua.

Em seguida, a Artemis 3, prevista para 2026, terá o objetivo de desembarcar a primeira tripulação de astronautas na superfície da Lua, desde a missão Apollo 17, em 1972. A expectativa é que a nave transporte a primeira mulher a pisar no solo lunar, bem como a primeira pessoa de cor.

Finalmente, na Artemis 4, em 2028, o principal objetivo da missão será a montagem da Gateway. Ela envolverá o envio do módulo I-Hab da ESA e JAXA para acoplar ao HALO e PPE, lançados previamente. Esta será a primeira vez que a Gateway receberá uma tripulação.

O I-Hab é um dos quatro módulos Gateway onde os astronautas viverão e trabalharão enquanto orbitam a Lua. Essa montagem inicial ampliará o espaço interno da estação, permitindo prolongar a estadia dos astronautas.

Assim, a estação espacial servirá como ponto de parada para exploração robótica e tripulada do polo sul lunar.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas